MENU

1º Bon Odori de São Bernardo do Campo faz sucesso!

Apreensivos antes, como seria natural, devido ao pioneirismo de um Bon Odori como realização da Prefeitura Municipal, os membros da Comissão Organizadora desse 1º Bon Odori de São Bernardo do Campo, realizado no dia 17 de novembro de 2019, formada pela Rengo Kai (Bunka de SBC, Mizuho, Rudge Ramos e ACREPA), depois, deram-se por satisfeitos pelo estupendo resultado obtido.

Circularam mais de 3000 pessoas, barracas de comida das quatro associações, o sucesso foi tão grande que precisaram ir aos mercados comprar mais insumos”, contou Adriana Saito, que faz parte da comissão.

Idealizado pelo Secretário de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura, Hiroyuki Minami, o evento foi realizado na Praça dos Meninos, que no passado era muito procurada para fotos de casamentos, mas que ficou abandonada por muitos anos. “A atual gestão municipal que está recuperando o espaço nos procurou para reocupá-la e dar vida à mesma”, revelou Adriana.

Com muitos jovens na Comissão e dispostos a atrair um público também jovem da cidade, resolveram inovar. Ou melhor, acrescentar. “Como queríamos trazer jovialidade, trouxemos o grupo Matsuri Dance e fizemos um concurso de Cosplay, onde premiamos três crianças e três adultos. Trouxemos Tai Chi Chuan, e tivemos de colocar Karaokê para tapar buraco, mas a programação foi certinha, dentro do horário!”, prosseguiu ela.

Na Abertura Oficial, Fernando Bonísio, Secretário do Turismo da cidade, aprovou e mostrou-se satisfeito afirmando que o mais importante é que todos os cidadãos presentes estavam muito felizes. E subiram também ao palco Kunime Iamoto, presidente do Rengo Kai de SBC; Tetsuo Yoshimoto, mestre de cerimônia; Silvio Nakashima, presidente do Bunka de SBC; Morio Minami, Melissa Goto, Adriana Saito, Alexandre Ochiai, além do idealizador do evento, Hiroyuki Minami.

“A essa primeira edição, com receio de não haver público, chamamos só pessoas e grupos dos nossos kais (clubes), mas com a divulgação foi feita pela prefeitura e pelos organizadores nas redes sociais, até os bazaristas disseram que foi muito bom, e o público pediu mais eventos da comunidade japonesa… até semanalmente!!”, concluiu Adriana, com igual vibração.

(colaboração ao texto: Adriana Saito – fotos: Adriana Saito, Selma Kazue Inazumi, Osmar Versolato, Marina Kikuti, Morio Minami, Fernando Bonisio e Lúcia W. Yoshida)

Deixe uma resposta