MENU

44º Keiroukai-RJ, um dia de Respeito aos Idosos

Com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, a Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro realizou sua 44ª edição do Keiroukai – Dia de Respeito aos Idosos, em 16 de setembro de 2018, na sede da Rio Nikkei,  à Rua Cosme Velho 1116.

O evento teve início pelos hinos nacionais do Brasil e do Japão cantados por todos e por um minuto de silêncio dedicado aos imigrantes japoneses falecidos. Em seguida, tendo Mari Fujiwara, voluntária sênior da JICA, como mestre de cerimônia, fizeram suas saudações Takashi Mori, presidente da Renmei, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão e Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

Alunos da Escola Japonesa e da Escola Modelo de Língua Japonesa, instituições do Rio de Janeiro, realizaram uma apresentação de Eisa, dança tradicional de Okinawa e Mari Fujiwara leu os nomes dos 186 idosos a partir dos 80 anos no Estado do RJ, que foram agraciados com lembranças.

Takashi Mori entregou presentes especiais a Toki Urata (104 anos, Rio de Janeiro) e a Fumiko Shinigawa (100 anos, Itaguaí), recebidos, respectivamente, pela filha Harumi Urata e Shoji Watanabe, diretor da Renmei. Makoto Tsumori, de vida dedicada à Funchal, agradeceu como representante da Melhor Idade.

Os Vencedores do 39º Concurso de Oratória da Renmei foram: Emily Neves da Silva, Watashi ni tsuite, categoria Speech Criança, e Maurício Neto Martins, Watashi ni totte no ongaku, categoria Speech Adulto, alunos do Nihongo Gakko de Petrópolis.

Após o almoço, anunciadas por Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, seguiram-se apresentações de atrações como do cantor japonês Noboru Fujita (transmitindo vibrações da Verdade, do Bem e do Belo através da Arte); da cantora lírica japonesa Miho Hichiki (estudos na Lírica Italiana Ópera de Tokyo); de canções do Japão entoadas pelo Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Pires Martins (soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e acompanhamento da pianista Regina Lacerda; para, Noboru Fujita encerrar a comemoração com Tokyo Ondo, que levou a platéia a dançar.

Ao final do evento, todos ajudaram na arrumação do salão, que contou até com a ajuda do jovem Sota Hoshino, filho do cônsul-geral que, durante estada no Rio, colaborou também no takoyaki, com sua mãe, Madoka Hoshino. Nesse mesmo dia retornou ao Japão para ingressar na Jouchi Universidade de Tokyo.

Evento prestigiado por inúmeros idosos

Saudações de pessoas ilustres

Apresentações musicais e de oratória

Flashs durante o buffet

Reciprocidade entre gerações e muita alegria

Apoio inestimável.

 


Por Teruko Okagawa Monteiro (岡川・モンテイロ・照子), direto do Rio de Janeiro
Pertence à diretoria da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, desde 1989
Diretora de divulgação do Rio Bikoo-Kai (artistas plásticos japoneses)
Criadora de documentos/monumentos, comemorativos, retratos

Autor:

Publicado em: 21 de setembro de 2018

Categoria: Associações, Cultura, Eventos, Notícias da Comunidade

Acessos: 141

Deixe uma resposta