MENU

64º Tooro Nagashi – dias 1, 2 e 3 de novembro de 2018

Ao anoitecer do Dia de Finados, 2 de novembro, milhares de barquinhos coloridos e iluminados por velas cobrirão as águas do Rio Ribeira de Iguape, em Registro, na mais bela e tradicional homenagem aos antepassados realizada na região sul do Estado de São Paulo: o Tooro Nagashi.

O evento, que neste ano chega à 63ª edição em Registro, começa já no dia 1º de novembro, com uma série de atividades e atrações no Parque Beira Rio, na região central da cidade.

Apresentações de música e dança, cerimônias inter-religiosas, praça de alimentação com saborosos pratos da culinária japonesa e queima de fogos fazem parte do programa do 63º Tooro Nagashi, para o qual são esperadas mais de 20 mil pessoas.

No auge da homenagem, os nomes dos antepassados seguem o curso do rio em pequenos barcos com lanternas de papel (tooros), que, segundo a tradição, levados pelas águas iluminam o caminho das almas e propagam a paz. As águas refletem suas luzes coloridas, enquanto no céu fogos de artifício iluminam a noite, criando um espetáculo único, de rara beleza.

Celebração típica da cultura japonesa, o Tooro Nagashi de Registro é pioneiro no país, constituindo-se no maior e principal evento da colônia japonesa no Vale do Ribeira. Sua realização em Registro tem fundamental importância histórica e cultural para toda a região.

O Tooro Nagashi de Registro faz parte do calendário oficial de eventos turísticos do Estado de São Paulo e tem grande repercussão na mídia nacional, nos veículos de comunicação mantidos pela colônia japonesa no país e na imprensa do Japão.

O evento é uma realização da Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro – Bunkyo, Nichiren Shu com apoio da Prefeitura de Registro, da Associação Cultural e Esportiva de Registro (ACER) e da Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar).

Autor:

Publicado em: 15 de outubro de 2018

Categoria: Cultura, Eventos

Acessos: 94

Deixe uma resposta