MENU

A Associação Nipo-brasileira de Letras e Artes “finca os pés”, de vez?!

Para formatação e apresentação de intenções, a já assim denominada Associação Nipo-brasileira de Letras e Artes realizou, no dia 26 de Maio de 2018, sua primeira reunião contando com a presença de escritores, artistas e simpatizantes.

Nesse dia, após ouvirem os presentes sobre as dificuldades que encontram para terem mais visibilidade e reconhecimento público, os idealizadores dessa associação, Jun Sakakura e Hidemitsu Miyamura fundamentaram o propósito da criação da entidade exatamente para tentar viabilizar esses desejos contidos.

O principal papel será de buscar oferecer condições para que possam se apresentar, ‘dar as caras’, assim como conseguimos aquele espaço nobre, no último Bunka Matsuri, logo no Hall de Entrada, passagem obrigatória a todos que se dirigiam ao auditório”, começou expondo, Sakakura. “Mesmo ainda com apenas escritores, nosso objetivo foi alcançado. O próximo passo será ao Festival do Japão, em julho, onde já temos espaço garantido de 35 m2 (7×5), com possibilidade de o dobrarmos”, anunciou.

Até pelo fato de a associação ter se expandido para Artes, que implica em realização de oficinas, como origami, sumiê, haicai, etc., e até palestras”, enfatizou. “O espaço atual é equivalente a meia ‘ilha”, mas já temos reservado a outra metade”, concluiu, para a satisfação geral.

Estamos tão empenhados nisso que já temos confirmação de presença ao Festival, o Dr. Raul Marino Jr, autor de ‘O Cérebro Japonês’, de outros escritores, alguns dos quais aqui presentes e, bem como, de artistas e professores de arte japonesa para as oficinas”, reforçou Miyamura.

A essa primeira reunião estiveram presentes também Edson Kameda e Gilberto Kido, do grupo Coletivo Oriente-se, formado por atores profissionais de ascendência oriental que buscam o reconhecimento da grande mídia como atores tão capazes quanto qualquer outro. “Formar a associação para juntar ideias, forças, recursos e principalmente aumentar a integração entre os próprios artistas nikkeis é uma base interessante. Boto fé para que essa associação aconteça. E acredito que nós, da arte cênica, possamos também, de alguma maneira, contribuir ou compor com ela”, afirmou, Kameda, apoiando-a.

A próxima reunião está marcada para 16 de junho, a partir das 9h, na sede do Nikkei Bungaku, na Rua Vergueiro, 819 – mezzanino sala 2, e Sakakura convida a participar dela todos que se identificam com o perfil a que se propõe a nova associação.

 

1-ANLA-s 2-ANLA-s 3-BunkaM-s 4-BunkaM-s  5-BunkaM-s 6-BunkaM-s 7-BunkaM-s

Autor:

Publicado em: 28 de maio de 2018

Categoria: Cultura, Música e Artes, Notícias da Comunidade

Acessos: 569

Deixe uma resposta