MENU

Após recuperação definitiva da sede, Santos realiza 1º Bunka-Sai!

Após décadas de confisco, desde a época da Segunda Guerra Mundial, em junho deste ano o governo brasileiro oficializou de vez a devolução da sede da Associação Japonesa de Santos, da Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.

Em vista disso, no dia 4 de novembro foi realizado o primeiro Bunka-sai, ou Festival da Cultura Japonesa, após esse ato oficial de posse desse patrimônio.

O evento que ocorreu das 11 às 17h fez parte do calendário às comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, lotando todo aquele espaço.

O palco do evento recebeu apresentações tradicionais da cultura nipônica, realizadas por voluntários da região e artistas convidados, bem como recebeu visitantes ilustres como Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil e Reiko Nakamura, Cônsul do Japão para Assuntos Políticos e Gerais em São Paulo.

Dentre os destaques estiveram o grupo Kiendaiko, de São Bernardo do Campo, com os taikôs (tambores japoneses), Hanayagui odori, Kenjutsu, Aikidô, Karatê, Okinawa odori, Grupo de Sanshin, apresentação do coral dos alunos, teatrinho das crianças, além do cantor Rick Akio.

A Gastronomia Japonesa marcou presença com tempurá, yakissoba e mandyu confeccionados pelo Fujinbu (Departamento das Senhoras) da entidade, além de temaki, pastel, doces e obentô (marmita japonesa), na Área de Alimentação.

Outra atração, muito popular, foi a prova de quimono em que os participantes tiveram a oportunidade de se vestirem e desfilarem pelo evento com o tradicional traje japonês e tirarem selfies para guardarem como recordações da experiência.

Foram realizadas também oficinas de origami (dobraduras) e de desenho no estilo mangá (quadrinhos japoneses).

Uma exposição de ikebana, além de objetos tradicionais do acervo de voluntários e do Consulado Geral do Japão e da Fundação Japão completaram a programação oferecida aos visitantes do evento.

(Colaboração: Marise Harue Hashimoto – Fotos: Bruno Eizo e Eunice Etsuko Yagui)

Abertura Oficial

Abertura Oficial – Marise Hashimoto, presidente da Associação Japonesa de Santos

Abertura Oficial – Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil

Abertura Oficial – Tenente-coronel Ricardo Fukumoto, subcomandante do 2º BIL

 

 

Autor:

Publicado em: 7 de novembro de 2018

Categoria: Associações, Cultura, Eventos, Música e Artes, Notícias, Notícias da Comunidade

Acessos: 120

Deixe uma resposta