MENU

Confira programação da 1ª quinzena de junho do projeto #JHSPONLINE da JAPAN HOUSE SÃO PAULO

A Japan House São Paulo traz diariamente em suas redes sociais o projeto #JHSPOnline, com programação repleta de conteúdo e atividades para que todos possam conhecer cada vez mais sobre a cultura e a arte do Japão respeitando o distanciamento social. Entre as atividades, o público tem a oportunidade de participar de lives, conversar com o núcleo Educativo do centro cultural, receber dicas culturais da equipe da Japan House São Paulo e revisitar exposições que já passaram pela casa…

04/06 – Quinta-feira: #TBT

Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp.

05/06 – Sexta-feira: Budô -Artes marciais japonesas

No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. A Japan House São Paulo convidou mestres dos esportes apresentados na exposição “Dō: a caminho da virtude” a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

06/06 – Sábado: JHSP Indica

A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

08/06 – Segunda-feira: Vídeo de mágica com Celio Amino

O mágico Celio Amino ensina um novo truque inspirado no Jankenpô também conhecido como Pedra-Papel-Tesoura. Ao final do vídeo, ele também conta um pouquinho da história da brincadeira, famosa não só no Japão como no mundo tudo. Celio Amino começou na mágica aos seis, tornando-se mágico profissional aos 15 anos. Formado em física na USP, é fundador da Magicorp, empresa de ilusionismo da América Latina. Suas últimas produções cênicas são “Além da Mágica” (2007); “Certas Ilusões” (2017), espetáculo com mágica e novas tecnologias, inspirado na Física Moderna e “Wakatta” (2018).

09/06 – Terça-feira: Conversa com Educativo, às 16h

O encontro aborda o tema “Wa e Mottainai: Estar junto como prática e pensamento”, que irá refletir sobre o profundo respeito existente na cultura japonesa, a partir das concepções de wa (harmonia) e mottainai (não desperdiçar), como pensamento e prática do convívio com o coletivo e a natureza. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/ConversasOnline, às terças-feiras, às 16h.

Esta atividade está disponível para grupo fechados como escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante agendamento. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

09/06 – Terça-feira: Podcast – Sei Shônagon

Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon.

10/06 – Quarta-feira: Costumes Japoneses – Ojigi.

Dentro de uma nova série de postagens sobre costumes japoneses, o primeiro tema tratado será uma das principais expressões corporais japonesas: o ato de se curvar, chamado de ojigi (お辞儀). O post trará informações e curiosidades, além de explicações de situações no cotidiano nipônico em que esse gesto é utilizado.

11/06 – Quinta-feira: #TBT

Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp.

11/06 – Quinta-feira: JHSPLive com Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Eric Klug (Presidente da JHSP)

Neste bate papo, Natasha Barzaghi Geenen – Diretora Cultural da Instituição – conversa com o novo presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug. O executivo, que assumiu o centro cultural em abril de 2020, contará sobre sua experiência profissional na área, planos futuros para a JHSP, entre outros assuntos. Na ocasião, Natasha comenta também sobre as ações para levar conteúdo ao público com a #JHSPONLINE. Uma boa oportunidade para descobrir um pouco mais sobre a instituição nipônica.

12/06 – Sexta-feira: Kamifusen

O kamifusen é um brinquedo tradicional japonês que passou a ter grande popularidade entre as crianças a partir começo do século XX. Ele é um balão feito de um papel leve e dobrável com uma pequena entrada para o ar. Para brincar se deve tentar inflar o balão e mantê-lo no ar apenas batendo com a palma das mãos.

13/06 – Sábado: JHSP Indica

A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

 

 

Continua…

Fonte: www.segs.com.br

Deixe uma resposta