MENU
bandeirabrasiljapao

Curitiba – Governo do Japão oferece bolsa para brasileiros

O Consulado Geral do Japão em Curitiba abre na próxima terça-feira (2) as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudo oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciências e Tecnologia do Japão (Mext). A etapa atual oferece bolsas de pesquisas de pós-graduação. Podem concorrer às vagas moradores do Paraná e Santa Catarina com menos de 35 anos, desde que tenham formação superior (bacharelado ou licenciatura), ou que irão se formar no ano da inscrição.

A seleção é realizada mediante apresentação de projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento e da aplicação de prova de japonês e de inglês. Para a aprovação, o candidato precisa ter fluência da língua japonesa ou inglesa. No Japão, os aprovados terão aulas de língua japonesa durante seis meses, quando necessário, e farão pesquisas em universidades japonesas. A duração da bolsa é de dois anos com possibilidade de prorrogação caso o aluno se qualifique para cursar o mestrado ou doutorado.

O Setor Cultural do Consulado do Japão em Curitiba explica que as bolsas são destinadas a estudantes de todo o mundo, sem a necessidade de serem descendentes de japoneses. “O que o candidato precisa ter em mente é que o projeto de pesquisa dele precisa se adequar a algum curso de uma universidade japonesa”, explica Akemi Ferreira.

Segundo ela, em média cinco bolsas de pesquisas são oferecidas por ano pelo governo japonês. Além das bolsas de pesquisa, o Mext oferta ainda bolsas de graduação, escola técnica e cursos profissionalizantes. Quem se interessar por estas oportunidades de fazer uma graduação no Japão deve ficar de olho no calendário. Segundo Akemi, o cronograma da graduação deste ano ainda não foi divulgado, mas tradicionalmente, as inscrições para essa modalidade abrem em junho.

Outras duas modalidades ainda são oferecidas: bolsas de treinamento para professores e de cultura e língua japonesa, ambas com inscrições em janeiro. Interessados podem conferir mais informações em www.curitiba.br.emb-japan.go.jp

 

Fonte: folhadelondrina.com.br

Autor:

Publicado em: 25 de abril de 2017

Categoria: Cultura, Eventos

Acessos: 118

Deixe uma resposta