MENU

Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão Hospital Santa Cruz acontece em novembro

Médicos e pesquisadores do Japão e Brasil reúnem-se para apresentar temas, como cirurgia robótica, diagnóstico por imagem de doenças pulmonares ocupacionais, entre outros

 

No dia 9 de novembro (sexta-feira – das 9h às 12h20), acontece o Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão Hospital Santa Cruz, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC. O evento vai apresentar e debater inovações médico-hospitalares em diversas áreas, reunindo médicos de conceituadas instituições e universidades japonesas, como de Kochi, Kanazawa, Gunma e Osaka, com o corpo clínico do Hospital Santa Cruz. Aberto à comunidade médica e de saúde em geral a partir de uma inscrição prévia, o encontro será realizado no auditório do Hospital Santa Cruz.

 

Palestras sobre as especialidades cardíaca, neurocirurgia, endoscopia, oncologia, clínica médica e medicina ocupacional foram programadas para o encontro, que inaugura as atividades do IPESC. Fundado há dois meses, o novo Instituto tem a missão de propiciar intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. O evento conta com a correalização do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Associação Brasil-Japão de Pesquisadores – SBPN.

“Reunimos o que há de mais representativo em inovações científicas, voltadas para a área médico-hospitalar para abrir, com chave de ouro, as atividades do nosso Instituto. Agradecemos e ressaltamos o empenho dos conselheiros científicos e administrativos que, de forma voluntária, programaram com dedicação e cuidados tão importantes o encontro, diretamente alinhado ao objetivo do IPESC de criar oportunidades para a troca e ampliação de conhecimento de excelência, por meio da disseminação e atualização científica, ensino e pesquisa”, afirma Dra. Sandra Watanabe, reumatologista do Hospital Santa Cruz, membro do Conselho Administrativo do IPESC e coordenadora do evento.

Um dos destaques do evento é a presença do Dr. Go Watanabe, professor titular e especialista na área de Cardiologia da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de Kanazawa. Presidente e fundador do Hospital Internacional New Heart Watanabe, ele foi o primeiro médico do Japão a realizar uma cirurgia cardíaca utilizando o robô cirúrgico da Vinci. Em sua palestra Japan Robotic Surgery, Dr. Watanabe contará sua experiência com o uso da robótica nas cirurgias cardíacas.

O encontro conta ainda com palestras de médicos do Hospital Santa Cruz, Dr. Ricardo Botelho, Neurocirurgião do HSC, que apresentará o tema Spinal Surgery in its different diseases and disorders by age. A global analysis (A cirurgia da coluna vertebral nas suas variadas doenças e acometimentos por idades. Uma análise global). Já Dr. Renato T. Hassegawa, Endoscopista do HSC, abordará Current status of Gastric Cancer in Brazil, a prospective for new Technologies, prevention and minimaly invasive treatment (Situação atual do câncer gástrico no Brasil, um prospecto para novas tecnologias, prevenção e tratamento minimamente invasivo).

Outros temas apresentados durante o evento serão: Diagnostic Images for Occupational Lung Disease (Diagnóstico por imagem das doenças pulmonares ocupacionais);Characterization of a phosphagen kinase from a trematode – parasitic helminth, Clonorchis sinensis: a candidate chemotherapeutic target (Caracterização de uma fosfatase quinase de um trematódeo – parasita helminto, Clonorchis sinensis: um candidato a alvo quimioterápico) e Ningen-Dock, medical check-up in Japan’(Ningen-Dock, o check-up médico no Japão).

Estarão presentes no encontro representantes do Governo do Japão, como o Cônsul do departamento de Economia do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Motonori Ueda; do Subdepartamento Médico da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), entre outras autoridades japonesas e brasileiras.

Serviço

Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil- Japão Hospital Santa Cruz

Realização: Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC

 

Correalização: Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Associação Brasil-Japão de Pesquisadores – SBPN

Data: 9 de novembro de 2018

Horário: das 9h às 12h20
Idioma: inglês

Local: Auditório do Hospital Santa Cruz

Endereço: Rua Santa Cruz, 255

Inscrição: ipesc@hospitalsantacruz.com.br ou 5080-2264 até 07 de novembro

 

Programação

 

9h/9h20 – Abertura

9h20/9h50 – Diagnostic Images for Occupational Lung Disease (Diagnóstico por imagem das doenças pulmonares ocupacionais)

Palestrante: Profº Dr. Narufumi Suganuma, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Kochi e Vice-Reitor da Universidade de Kochi

 

9h50/10h10 – Spinal Surgery in its different diseases and disorders by age. A global analysis (A cirurgia da coluna vertebral nas suas variadas doenças e acometimentos por idades. Uma análise global)

Palestrante: Dr. Ricardo Botelho, Neurocirurgião do Hospital Santa Cruz

10h10/10h40 – Japan Robotic Surgery (Cirurgia robótica no Japão)

Palestrante: Professor Dr. Gô Watanabe, Professor Titular e especialista na área de Cardiologia da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de Kanazawa.

10h40/11h10 – Coffee Break

11h10/11h30 – Current status of Gastric Cancer in Brazil, a prospective for new Technologies, prevention and minimaly invasive treatment (Situação atual do câncer gástrico no Brasil, um prospectivo para novas tecnologias, prevenção e tratamento minimamente invasivo), Palestrante: Dr. Renato T. Hassegawa, Endoscopista do Hospital Santa Cruz.

 

11h30/11h50 – Characterization of a phosphagen kinase from a trematode (parasitic helminth), Clonorchis sinensis: a candidate chemotherapeutic target(Caracterização de uma fosfatase quinase de um trematódeo (parasita helminto), Clonorchis sinensis: um candidato a alvo quimioterápico).

Palestrante: Professor Dr. Takeshi Agatsuma, Professor Titular do Departamento de Parasitologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Kochi.

11h50/12h20  – Ningen-Dock, medical check-up in Japan (Ningen-Dock, o check-up médico no Japão)

Palestrante Dra. Kaori Minamitani da Universidade de Osaka

Sobre o IPESC

O Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC) foi criado em agosto de 2018, com a missão de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa, além de estimular o intercâmbio científico e cultural entre instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. É vinculado à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz. Entre as parcerias formalizadas estão os protocolos de estudos com as Universidades japonesas de Tsukuba, Osaka e Tóquio. Com o IPESC, o HSC reforça também a produção e a disseminação de informações na área de saúde e cultura.

Autor:

Publicado em: 5 de novembro de 2018

Categoria: Eventos, Notícias

Acessos: 49

Deixe uma resposta