MENU
enferamazjp

Enfermeira amazonense é selecionada para treinamento materno-infantil no Japão

A enfermeira Cláudia Gomez Flores embarcou nesta segunda-feira (08/01) para o Japão, onde irá participar de um programa de treinamento na área materno-infantil oferecido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Enfermeira obstetra no Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Claudia disse que seu objetivo no curso é a troca de experiência, não somente em relação à prática japonesa, mas com outros países da América Latina que participam do curso.

A enfermeira é uma das três profissionais brasileiras selecionadas pelo governo japonês para uma nova etapa do treinamento “Strengthening Maternal and Child Health Through Public Health Activities (B)”, em português: “Programa de Co-criação de Conhecimento e Fortalecimento da Saúde Materno Infantil Mediante Atividade de Saúde Pública”. Em 2017, outro grupo de profissionais de saúde do Brasil, incluindo a enfermeira Patrícia da Silva Magalhães, também servidora da Susam, participou do curso que tem duração de 45 dias.

O treinamento acontece na província de Okinawa. Nesta edição, foram selecionadas duas enfermeiras atuantes na região Norte, representando o Amazonas e o Pará e uma terceira de Sergipe, no Nordeste. O curso é voltado para profissionais que possuem fluência em língua espanhola uma vez que será ministrado neste idioma.

Seleção - Para participar é necessário passar pelo processo de seleção que avalia os seguintes requisitos: ter mestrado, falar espanhol, atuar há mais de 12 anos na assistência materno infantil no SUS e toda a formação ligada à área, além do aceite e liberação por parte do órgão governamental ao qual o candidato estava vinculado…

 

Leia mais

 

Fonte: acritica.com

Autor:

Publicado em: 10 de janeiro de 2018

Categoria: Notícias

Acessos: 135

Deixe uma resposta