MENU
londfestjap

Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10)

As danças típicas do Bon Odori e os tambores vibrantes da província japonesa de Okinawa vão invadir o Calçadão de Londrina neste sábado (10) para anunciar a Expo Japão 2017, evento promovido pela ACEL que acontece de 14 a 18 de junho.

A concentração será no Calçadão às 10h30 e quem abre a programação é o Grupo RKMD – Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) composto por aproximadamente 30 integrantes, conhecido pela alegria, música e belas coreografias.

Em seguida, o tradicional Bon Odori também será apresentado. Apesar de ser conhecido como o dia dos finados, o Bon Odori é alegre e totalmente democrático, pois todos podem entrar e participar.

A Expo Japão é a maior festa da colônia japonesa do Paraná. Neste ano será realizada no período de 14 a 18 de junho reunindo arte, cultura, gastronomia, esporte, produtos agrícola, debates técnicos e outras atrações. Serão cinco dias dedicados à promoção e divulgação das tradições, costumes e hábitos da cultura japonesa. A iniciativa conta com o apoio de centenas de pessoas, japoneses e descendentes que se dedicam voluntariamente ao evento.

A Expo Japão se consolidou como um dos maiores eventos do calendário de Londrina, atraindo gente de toda a região. Esse ano, a estimativa é que mais de 25 mil pessoas compareçam à festa. “O objetivo principal da Expo Japão é o de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter os valores e tradições para as novas gerações”, conta Luciano Matsumoto, coordenador geral da festa. “É o momento em que a comunidade nipo-brasileira se une em prol da preservação de suas raízes e costumes, transmitindo seus valores à sociedade londrinense.”

Atrações culturais

Instalada em uma área de mais de 5.000 m², na sede campestre da ACEL, a Expo Japão 2017 vai oferecer uma variedade de atrações tradicionais e contemporâneas como a Cerimônia do Chá, Taikô (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Desfile de Cosplay e Espaço Mundo Nerd. Mais de 40 grupos artísticos e culturais vão se apresentar na festa.

“Este ano a Expo Japão será a sede do 38º Festival Paranaense de Bon-Odori, que reunirá no sábado (17) mais de 20 grupos de dança de diversas cidades do estado, totalizando cerca de 400 dançarinos nesta grande celebração”, explica Luciano Matsumoto. “Na área social teremos duas atividades totalmente gratuitas: o Encontro da Terceira Idade, com programação dedicada aos idosos; e a Tarde Cultural, com estudantes participando de atividades e oficinas”.

Outra grande atração será a Praça de Alimentação, com capacidade para atender 2.000 pessoas, que vai oferecer o melhor da gastronomia japonesa. “Quem visitar a Expo Japão terá a oportunidade de ver, experimentar e interagir com tudo isso e muito mais. A ACEL e as centenas de voluntários prometem uma das melhores edições do evento. Em junho, Londrina será a capital da cultura japonesa no Brasil”, revela Luciano Matsumoto…

 

Leia mais

 

Fonte: paranashop.com.br

Autor:

Publicado em: 9 de junho de 2017

Categoria: Cultura, Eventos

Acessos: 118

Deixe uma resposta