MENU

Hospital Santa Cruz alerta sobre a Fibromialgia

Hospital Santa Cruz alerta sobre a Fibromialgia
A doença acomete mais as mulheres e pode ter os sintomas controlados
ou amenizados se for descoberta com antecedência
Hospital Santa Cruz, que tem como filosofia oferecer tratamentos preventivos para promover a saúde e o bem-estar da população, alerta sobre os procedimentos e as orientações que amenizam os sintomas da Fibromialgia.

Distúrbio musculoesquelético que atinge entre 2% e 4% da população brasileira e acomete mais as mulheres, que figuram entre 85% e 90% dos pacientes, a doença pode estar ligada à fadiga, ansiedade, depressão e causa dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões,  músculos e articulações. Outros sintomas são cansaço crônico, problemas de memória e concentração, insônia e sono não reparador, dor de cabeça, formigamentos, alterações intestinais e urinárias e sensibilidade ao frio.

Foto: Freepik.com

De acordo com a Dra. Sandra Hiroko Watanabe, médica reumatologista do Hospital Santa Cruz, o diagnóstico de fibromialgia é essencialmente clínico, baseado nas queixas do paciente. O principal sintoma é a dor difusa, generalizada e crônica. O paciente fibromiálgico apresenta um quadro de amplificação dolorosa e as sensações e estímulos são mais intensamente interpretados. No exame físico, são observados vários pontos musculares sensíveis ao toque e palpação em diversas regiões do corpo.

Antes de dar o diagnóstico de fibromialgia, é extremamente importante que o médico exclua diferentes condições clínicas, como outras doenças reumáticas e distúrbios primários do sono. Porém, se a doença for detectada, o paciente deve ter acompanhamento multidisciplinar com médico, fisioterapeuta e psicólogo. A atividade física bem orientada é fundamental para o controle da doença e associada ao uso de medicamentos específicos, amenizam a dor, melhoram o humor e recuperam a qualidade de vida”, afirma a Dra. Sandra.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação
 (11) 3897-4122
Tarcila Zonaro – tarcilazonaro@a4eholofote.com.br
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4eholofote.com.br

Autor:

Publicado em: 10 de abril de 2019

Categoria: Notícias da Comunidade

Acessos: 181

Deixe uma resposta