MENU
dr. luis maruta e dra. tatiana tanaka coordenadores do hsc

Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba promovem III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em São Paulo

Hospital Santa Cruz (HSC) e o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT) realizam no próximo dia 11 de janeiro, em São Paulo, o III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, que acontece no auditório do Hospital Santa Cruz, das 8h às 18h. Nesta edição, o evento abordará duas especialidades centrais: Gastroenterologia e Oftalmologia.

Em 2016, o Hospital Santa Cruz realizou o I Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com a Universidade de Osaka. No início de 2017, a segunda edição foi em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, e esta terceira edição reforça o compromisso que o Hospital Santa Cruz tem em promover a disseminação de conhecimento e contribuir com o desenvolvimento do serviço de saúde no país. Além dos simpósios, o HSC também firmou um acordo com a Universidade de Tsukuba e realizam intercâmbios médicos de diversas áreas, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento à população.

“A Universidade de Tsukuba é um dos principais centros de referência nos campos da medicina e pesquisa científica no mundo, e termos a possibilidade de compartilhar essas informações é de suma importância para os médicos brasileiros, que podem ter acesso às técnicas diferenciadas, enriquecendo os diagnósticos e tratamentos em diferentes instâncias. Estamos honrados em receber mais uma vez especialistas renomados, que além de participarem do simpósio também estarão presentes durante uma semana em atividades junto a nossa equipe, trocando experiências”, declara Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

O Prof. Dr. PhD. Minoru Akiyama, Chefe do Centro Médico Internacional do HUT, fará a abertura do simpósio e abordará a importância da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Na área de Oftalmologia, estarão presentes no evento, médicos especialistas do Japão – Dr. Fumiki Okamoto, Chefe do Setor de Retina do HUT, e Dr. PhD. Sujin Hoshi – que abordarão a temática ‘Panorama de atuação no Japão em Oftalmologia nas áreas de plástica ocular e retina cirúrgica’.

Dr. Sujin Hoshi apresentará o uso do endoscópio do ducto nasolacrimal, aparelho ainda não disponível no Brasil, mas largamente utilizado no Japão. O médico-especialista explicará como o endoscópio serve para o diagnóstico e até tratamento em casos específicos de obstrução das vias lacrimais. Já o Dr. Fumiki Okamoto, apresentará o panorama das cirurgias vitreorretinianas realizadas no Japão e mostrará as inovações relacionadas ao desenvolvimento de componentes de vítreo artificial.

Segundo a Dra. Tatiana Tanakacoordenadora do simpósio da área de oftalmologia e diretora do Santa Cruz Eye Institute – Oftalmologia do Hospital Santa Cruz, essa interação abre novos horizontes, uma vez que os especialistas japoneses estão trazendo novas técnicas de cirurgia da mácula e de desobstrução do ducto nasolacrimal. “Sem dúvida as novidades são de grande relevância para a classe médica, pois a interação poderá inovar e ampliar as técnicas para o tratamento de oftalmologia em todo o país”, afirma.

Nas palestras sobre Gastroenterologia, os médicos ProfDr. PhD. Yuji Mizokami, Diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, e o Dr. PhD. Toshiaki Narasaka, Vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, abordarão o tema ‘Estado atual do diagnóstico e tratamento do câncer gastrointestinal no Japão’. Prof. Mizokami falará sobre o diagnóstico e tratamento dos cânceres precoces colorretal e de esôfago, enquanto o Dr. Narasaka abordará o diagnóstico e o tratamento do câncer gastrointestinal precoce e a endoscopia transnasal, exame via nasal sem anestesia.

Dr. Luis Maruta, coordenador do simpósio da área de gastroenterologia e Chefe de Endoscopia do Hospital Santa Cruz, explica que os especialistas do Hospital da Universidade de Tsukuba transmitirão aos médicos presentes novos procedimentos de endoscopia e colonoscopia, com o objetivo da prevenção dos cânceres de estômago, esôfago e colorretal. No Japão, 50% dos casos de câncer de estômago são tratados por endoscopia, sem a necessidade de cirurgia, pois há uma prevenção maior por meio de exames regulares a partir dos 50 anos de idade. Já no Brasil, somente é diagnosticado 25% dos casos na fase inicial. “Tenho certeza que o simpósio trará aos médicos brasileiros relevantes informações técnicas de como rastrear e identificar o câncer precocemente, para tratarmos de forma menos invasiva nossos pacientes, assim como é realizado no Japão”, complementa.

Serviço:                                                                                                                                              

Evento: III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão

Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba

Data: 11 de janeiro de 2018

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório do Hospital Santa Cruz

Endereço: Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Idioma oficial do evento: inglês

 

Realização: Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba

 

Vagas limitadas e inscrições gratuitas: (11) 5080-2062 | cam@hospitalsantacruz.com.br

 

Programação

 

Das 8h às 13h

PANORAMA DE ATUAÇÃO NO JAPÃO EM OFTALMOLOGIA NAS ÁREAS DE PLÁSTICA OCULAR E RETINA CIRÚRGICA

 

Introdução à técnica endoscópica do ducto nasolacrimal inédita no Brasil e atualização do cenário das cirurgias vitreorretinianas.

 

8h às 8h20 – Recepção

8h20 às 9h – Discursos de abertura

9h às 9h30 – A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT

9h30 às 10h – Desenvolvimento de componente vítreo artificial | Fumiki Okamoto M.D. – HUT

10h às 10h45 – Membrana epirretiniana com buraco lamelar: quando operar? | Fumiki Okamoto M.D. – HUT

10h45 às 11h – Coffee Break

11h às 13h – Endoscopia de ducto nasolacrimal | Sujin Hoshi M.D PhD – HUT

 

Coordenadora: Dra. Tatiana Tanaka – Diretora do Santa Cruz Eye Institute – Oftalmologia do HSC

 

Das 14h às 18h

ESTADO ATUAL DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER GASTROINTESTINAL NO JAPÃO

 

Transmissão de conhecimento na área de Endoscopia e Colonoscopia objetivando a prevenção do câncer gastrointestinal.

 

14h às 14h15 – Recepção

14h15 às 14h30 – Discursos de abertura

14h30 às 15h – A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT

15h às 15h30 – Endoscopia transnasal | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT

15h30 às 16h – Coffee Break

16h às 16h30 – Diagnóstico do câncer colorretal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD – HUT

16h30 às 17h – Diagnóstico do câncer gástrico e esofágico precoce | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT

17h às 17h30 – Dissecção submucosa endoscópica (ESD) para câncer gastrointestinal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD – HUT

17h30 às 18h – Encerramento | Dr. Luis Maruta

 

Coordenador: Dr. Luis Maruta – Chefe do setor de Endoscopia do HSC.

 

Minicurrículo dos profissionais:

 

 image001

Minoru Akiyama

M.D. PhD e Chefe do Escritório de Promoção do Intercâmbio Internacional da Universidade de Tsukuba – Japão

 

Chefe do Centro Médico Internacional do Hospital da Universidade de Tsukuba, o professor Minoru Akiyama é PhD pela Japan Surgical Society e médico certificado da Sociedade Japonesa de Cirurgia Gastroenterológica.

 

  image003

Fumiki Okamoto

M.D. e Chefe do setor de Retina – HUT

Graduado em medicina é chefe do setor de retina no Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade de Tsukuba, com publicações científicas de renome nas publicações Nature Biomedical Engineering e Invest Ophthalmol Vis Sci, além de ter participado ativamente em conferências e seminários da Sociedade Japonesa de Oftalmologia, Sociedade Japonesa de Cirurgia Oftálmica, Associação de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, Sociedade Japonesa de Catarata e Cirurgia Refrativa, entre outras instituições.

 

image005

Sujin Hoshi

M.D. PhD e Professor assistente do Hospital – HUT

PhD pela Escola de Ciências Humanas Compreensivas da Universidade de Tsukuba, atuou como pesquisador sobre o sistema de passagem e corpo vítreo lacrimal, participou de importantes conferências da Sociedade Japonesa de Oftalmologia, da Associação de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, além da Sociedade Japonesa de Retina e Vítreo. Atualmente é Professor assistente do departamento de Oftalmologia da Faculdade de Oftalmologia na Universidade de Tsukuba.

image007

 Yuji Mizokami

M.D. PhD e Diretor da divisão do centro endoscópico – HUT

Professor do Hospital da Universidade de Tsukuba e também diretor de Prática Médica Óptica, Yuji Mizukami leciona ainda na Faculdade de Medicina de Hyogo, é Membro do Comitê de Pesquisa de Monitoramento Gastrointestinal, conselheiro do portal japonês Portrait Pressure Society Association, além de Instrutor da Sociedade de Endoscopia Gastrointestinal do Japão.

 

image009 

 Toshiaki Narasaka

 M.D. PhD e Vice-diretor da divisão do centro endoscópico – HUT

Membro da Sociedade de Endoscopia Gastroenterológica e médico certificado pela Sociedade de Medicina do Japão, atualmente é Vice diretor da Divisão do Centro Endoscópico e Professor assistente do departamento de Gastroenterologia da Universidade de Tsukuba. Tem seu PhD em Medicina pela Universidade de Tokyo, onde cursou ainda Medicina Diagnóstica e fez parte da equipe de Gastroenterologia do Kasumigaura Hospital Tokyo Medical University.

 

 

 

Sobre o Hospital da Universidade de Tsukuba

Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), fundada em 1973, é um dos hospitais-universidade mais tradicionais do Japão. Está localizado na cidade homônima, na província de Ibaraki. Aberta à comunidade, a Instituição fornece atendimento médico de alto padrão e sua missão está voltada à educação e pesquisa de técnicas inovadoras de diagnóstico, tratamento de doenças e terapias de câncer. O objetivo é oferecer o que há de mais moderno e inovador na área da saúde.

 

Entre os departamentos do HUT, destacam-se o de Gastroenterologia, que atende pacientes com doenças do trato gastrointestinal e oferece uma terapia inovadora para o tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas em órgãos digestivos associados a anormalidades imunes, tumores malignos, incluindo câncer, e o de Oftalmologia, capacitado com equipamentos de alta tecnologia, responsáveis pelo trato ocular em todas as instâncias. Desde 2015, a Universidade de Tsukuba estabeleceu seu escritório na Universidade de São Paulo (USP), visando o encorajamento da cooperação entre Japão e os países da América do Sul e Central como parte de sua estratégia global.

Autor:

Publicado em: 20 de dezembro de 2017

Categoria: Eventos

Acessos: 64

Deixe uma resposta