MENU

Hospital Santa Cruz promoveu intercâmbio de conhecimento durante o Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão

Médicos demonstraram aplicações inovadoras de diagnóstico por imagem, de tecnologia entre outros procedimentos, no primeiro evento do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC).

Inovações tecnológicas e de diagnóstico por imagem foram alguns dos destaques do Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão Hospital Santa Cruz, realizado dia 09 de novembro, no auditório do HSC. O evento, que inaugura as atividades do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC), contou com a presença de médicos e pesquisadores de conceituadas instituições e universidades japonesas, como as das províncias de Kochi, Kanazawa, Gunma e Osaka, e também do corpo clínico do Hospital Santa Cruz. O encontro teve a correalização do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Associação Brasil-Japão de Pesquisadores – SBPN.

 

A cerimônia de abertura foi realizada por representantes japoneses, como o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Yusushi Nogushi; o representante da Japan International Cooperation Agency – JICA Brasil, Hiroshi Sato; o Presidente da Associação Brasil-Japão de Pesquisadores, Profº. Ii-Sei Watanabe; e o Vice-presidente do Subdepartamento Médico da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Takashi Miyoshi. Outras autoridades de destaque que também estiveram presentes no encontro foram o Cônsul do Departamento de Economia do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Motonori Ueda; o Cônsul da Regional Medical Officer for Psychiatry do Consulado Geral do Japão em São Paulo; o Dr. Nobuharu Harada, além de médicos e profissionais de saúde do Hospital Santa Cruz e de outras instituições médico-hospitalares, como USP e UNIFESP.

O encontro contou com cerca de 60 profissionais, que puderam conhecer os trabalhos científicos de renomados médicos japoneses, como o Prof. Dr. Narufumi Suganuma, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Kochi e Vice-Reitor da Universidade de Kochi, que demonstrou casos de diagnóstico por imagem de doenças ocupacionais; o Prof. Dr. Takeshi Agatsuma, Professor Titular e Chefe do Departamento de Parasitologia da Universidade de Kochi, que discorreu especificamente sobre a caracterização de uma fosfatase quinase de um trematódeo (parasita helminto), Clonorchis sinensis: um candidato a alvo quimioterápico; e a Dra. Kaori Minamitani, Vice-Diretora do Centro de Saúde Global do Hospital Universitário de Osaka, que mostrou como são feitos os check-ups médicos no Japão de estrangeiros e descendentes de japoneses.

A cirurgia de coluna vertebral nas suas variadas doenças e acometimentos por idades foi o foco da apresentação do neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, Dr. Ricardo Botelho. Já o endoscopista do HSC, Dr. Renato T. Hassegawa, destacou o uso de inovação tecnológica e tratamentos menos invasivos para os pacientes com câncer gástrico no Brasil.

Para a coordenadora do encontro e membro do Conselho Administrativo do IPESC, a reumatologista Dra. Sandra Watanabe, o evento cumpriu os objetivos do Instituto – fundado há dois meses, que é o de promover o intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisas nacionais e internacionais. “O sucesso desse evento oficializa o funcionamento do IPESC e nos enche de orgulho e alegria. O alto nível das apresentações que mostraram relevantes e inovadores procedimentos médico-hospitalares nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e afinados com a missão de criar oportunidades para o intercâmbio e ampliação de conhecimento de excelência, por meio da disseminação e atuação científica, ensino e pesquisa”, afirmou.

Sobre o IPESC

O Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC) foi criado em agosto de 2018, com a missão de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa, além de estimular o intercâmbio científico e cultural entre instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. É vinculado à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz. Entre as parcerias formalizadas estão os protocolos de estudos com as Universidades japonesas de Tsukuba, Osaka e Tóquio. Com o IPESC, o HSC reforça também a produção e a disseminação de informações na área de saúde e cultura.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Autor:

Publicado em: 3 de dezembro de 2018

Categoria: Associações, Eventos

Acessos: 45

Deixe uma resposta