MENU
coopbrjp

Hospital Santa Cruz reforça parceria com a Universidade de Tsukuba e promove Seminário de Cooperação Científica Brasil-Japão junto à Faculdade de Medicina da USP

O Hospital Santa Cruz (HSC), a Universidade de Tsukuba (UT), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Japan Society for Promotion of Science (JSPS) promovem em 9 de junho, em São Paulo, o “1º Seminário de Cooperação Científica Brasil-Japão”. O Seminário será realizado na Sala da Congregação da FMUSP, das 13h às 18h30, seguido de coquetel, e tem por objetivo ampliar a troca de conhecimento na área de saúde.

 

Em setembro de 2016, o Hospital Santa Cruz firmou acordo com a Universidade de Tsukuba, que  possibilita o intercâmbio de médicos de diversas áreas para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento da população.

 

Dando continuidade à iniciativa, o diretor Técnico do Hospital Santa Cruz, Dr. Julio Yamano, e o neurocirurgião do HSC e membro do Comitê Internacional Brasil-Japão na Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Koshiro Nishikuni, embarcarão no próximo dia 19 de maio para o Japão. “O objetivo desta viagem é definir o modelo de intercâmbio científico a ser implantado entre a Universidade de Tsukuba e o Hospital Santa Cruz”, afirma Dr. Masato Ninomiya, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Santa Cruz e um dos maioresespecialistas das relações internacionais entre o Brasil e o Japão.

 

“Esta troca de conhecimento é essencial. A Universidade de Tsukuba tem avançado em suas pesquisas científicas e dividir essas experiências conosco nos trouxe vitalidade para fortalecer o Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura (CEPEC) da nossa instituição”, afirma o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa.

 

Desde 2015, a Universidade de Tsukuba estabeleceu seu escritório na Universidade de São Paulo (USP), visando o encorajamento da cooperação entre o Japão e os países da América do Sul e Central como parte de sua estratégia global. Localizada na cidade de Tsukuba, na província de Ibaraki, a Universidade de Tsukuba é uma das instituições de ensino mais antigas do Japão, fundada em 1872. Um dos destaques é o seu centro neurálgico, ciência médica que estuda o tratamento das doenças do sistema nervoso central ou periférico, com foco em robótica.

 

Sobre o Seminário de Cooperação Científica Brasil-Japão

 

O Seminário de Cooperação Científica Brasil-Japão terá foco nas arboviroses nos dois países, a terapia por prótons realizada no Japão e os avanços da neurocirurgia no Brasil. O evento também contará com a palestra do presidente da Universidade de Tsukuba, Dr. Kyosuke Nagata, que irá abordar como o Japão trabalha o controle de doenças virais, além dos painéis do Prof. Titular do Departamento de Neurologia da FMUSP, Manoel Jacobsen Teixeira, e do Prof. Titular em doenças infecciosas e parasitárias e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP, Aluísio Augusto Cotrim Segurado. Além de contar com a introdução do Prof. Dr. da Faculdade de Direito da USP, Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Santa Cruz e Conselheiro do JSPS, Masato Ninomiya, que abrirá o evento contextualizando as relações internacionais entre o Brasil e o Japão.

 

Outro destaque será a apresentação do Dr. Akira Matsumura, vice-presidente da Universidade de Tsukuba, que trará uma visão geral das terapias de partículas carregadas (prototerapia e terapia de captura de nêutrons por boro) no tratamento de distúrbios neurológicos e não neurológicos. Por meio de diversos testes clínicos realizados ao longo de 17 anos, foram obtidos resultados promissores que mostraram que a prototerapia preserva os tecidos saudáveis, ao contrário da radioterapia convencional. Os principais alvos do estudo foram os cânceres de fígado, esôfago, pulmão e também os infantis. Já a terapia de captura de nêutrons por boro foi utilizada em um estudo em que o principal alvo era o gliobastoma, um tumor cerebral maligno. Novamente, os testes revelaram bons resultados, aumentando o tempo médio de vida para 25 meses, ao contrário dos 11 meses que a terapia convencional pode oferecer.

 

Outras parcerias

 

O Hospital Santa Cruz também está empenhado em firmar outros acordos de parceria com a comunidade científica. Em agosto do ano passado, o HSC promoveu com a Universidade de Osaka, do Japão, o “1st Hospital Santa Cruz International Conference”. Na oportunidade, foi traçado um panorama sobre o sistema de saúde brasileiro e relatado detalhes nas áreas de gastroenterologia, neurologia, geriatria e cardiologia. O seminário contou com a participação de médicos do Hospital Santa Cruz, além de profissionais de outras instituições de São Paulo, Curitiba e Amazônia. O encontro multidisciplinar tratou ainda dos avanços tecnológicos do Japão com foco na ortopedia, neurologia, cardiologia, ginecologia e engenharia clínica, por meio de apresentações de sete médicos da Universidade de Osaka.

 

A Universidade de Osaka é uma das mais renomadas do Japão, sendo reconhecida principalmente por sua atuação nas áreas de medicina, tecnologia, ciência e direito. Por meio do programa “Go Global”, organizado pelo Center for Global Health, a entidade costuma promover atividades como esta conferência com outras nações.

 

 

SERVIÇO

Data: 9 de junho de 2017 (sexta-feira)

Hora: das 13h às 20h

Local: Sala de Congregação da FMUSP

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo/SP

Inscrições*: (11) 5080-2057 |rsvp@hospitalsantacruz.com.br

Mais informações: http://hospitalsantacruz.com.br/noticias/eventos/1-seminario-de-cooperacao-cientifica-brasil-japao/

*vagas gratuitas e limitadas

**idioma em inglês

 

 

PROGRAMAÇÃO

13h00 - Recepção

13h30 às 14h - Discursos de abertura

José Otávio Costa Auler Jr, diretor da FMUSP

Vahan Agopyan, vice-reitor da USP

Takahiro Nakamae, Cônsul Geral do Japão em SP

Kyosuke Nagata, presidente da Universidade Tsukuba (UT)

Renato Ishikawa, presidente do HSC

14h - Relações internacionais entre o Brasil e o Japão – Masato Ninomiya (HSC)

14h30 - Controle de doenças virais – Kyosuke Nagata (UT)

15h - Intervalo

15h30 - Zika vírus e febre amarela – Aluisio Augusto Cotrim Segurado (FMUSP)

16h - Terapia com partículas carregadas (protonterapia & terapia de captura de nêutrons por boro) no tratamento das afecções neurológicas e não neurológicas. Avanços e expectativas futuras – Akira Matsumura (UT)

16h30 - Estudo – neurocirurgia nas universidades brasileiras – Manoel Jacobsen Teixeira (FMUSP)

17h - Apresentação do projeto do Centro de Pesquisa do HSC

17h15 - Discussão – planos futuros de intercâmbio entre as três entidades: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade de Tsukuba e Hospital Santa Cruz

18h15 - Encerramento

18h30 às 20h - Coquetel

 

PALESTRANTES

 

Kyosuke Nagata

PhD, Presidente da Universidade de Tsukuba

Bacharel e Mestre em Ciências Farmacêuticas e Ph.D pela Universidade de Tóquio. Com trabalhos realizados sobre virologia, biologia molecular, replicação de genomas e oncogênese, tem passagens como pesquisador pelo Departamento de Biologia e Câncer da Faculdade de Medicina Albert Einstein – NY e pelo Instituto do Câncer Memorial Sloan-Kattweing – NY. Atuou ainda como Professor em renomadas instituições mundo afora e presidiu importantes comitês e conselhos no Japão.

 

Akira Matsumura

PhD, Diretor do Hospital da Universidade de Tsukuba

Membro do Conselho de Neurocirurgia do Japão, com doutorado em Medicina na Universidade Göttingen e PhD pela própria Tsukuba. Viajou o mundo com passagens por renomados Hospitais em Londres e Alemanha, além de ter recebido, entre tantos outros, o Prêmio  Pesquisador da Fundação Japonesa para Terapia Multidisciplinar do Câncer. Faz parte ainda da Comissão de Avaliação Universitária do MEXT – Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão.

 

Manoel Jacobsen Teixeira

PhD, Prof. Titular do Departamento de Neurologia da FMUSP

Graduado, mestre, doutor e livre-docente pela USP, com passagens profissionais pelas Universidades de Edinburgo,  Birmingham, Zurique e Freiburg, na Alemanha. Atuou ainda como diretor técnico e coordenador em diversas áreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Aluisio Augusto Cotrim Segurado

PhD, Prof. Titular em doenças infecciosas e parasitárias e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP

Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da USP e Pós Doutorado passou pelo Hôpital Européen Georges Pompidou, na França, e a Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. Possui diversas publicações com foco na vulnerabilidade e cuidados para as vidas com HIV, além de livre vínculo com diversas vertentes do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Masato Ninomiya

PhD, Prof. Dr. da Faculdade de Direito da USP, Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Santa Cruz e Conselheiro do JSPS

Professor visitante das Universidades de Hiroshima e Meiji, Sócio Fundador da Advocacia Masato Ninomiya, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de São Paulo e Mestre e Doutor pela Universidade de Tóquio. Atua ainda como Tradutor Público Juramentado dos idiomas Português e Japonês, traduzindo livros para a família imperial do Japão.

 

Autor:

Publicado em: 16 de maio de 2017

Categoria: Associações, Eventos

Acessos: 121

Deixe uma resposta