MENU

Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE para a próxima quinzena

Programação digital de 18 a 30 de maio traz conteúdos sobre a cultura e a arte nipônica, além de bate-papo virtual com educativo, , exposições online entre outros temas…

19/05 (terça-feira)

Abertura de inscrições para o Clube de Leitura

Na data, serão abertas as inscrições para participar e será anunciado o novo livro do “Clube de Leitura” da Japan House São Paulo, que passa a acontecer online. O projeto é realizado em parceria com a revista Quatro Cinco Um, com mediação de seu editor, Paulo Werneck e presença de um convidado especial. A atividade convida leitores a conhecerem e discutirem diversas obras de literatura de autores japoneses.

19/05 (terça-feira), às 16h

Conversa com o Educativo | Ma: Vazio e Experiência

O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas online sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.

Nesta semana: “Ma: Vazio e Experiência”, em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês. O educativo irá investigar como o Ma se manifesta em diferentes linguagens artísticas e como pode nos inspirar a nos relacionar de uma outra maneira com a arte.

Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

A atividade também está disponível para grupos fechados, em outras datas e horários (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

20/05 (quarta-feira)

Filosofias Japonesas: Gaman

O tema desta vez para essa de postagens sobre conceitos importantes da sociedade japonesa, será ‘gaman’: que simboliza paciência e resistência para perseverar pacientemente em tempos difíceis.

21/05 (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

22/05 (sexta-feira)

Ukiyo-e, com Claudio Mubarac

Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as a técnica japonesa Ukiyo-e a partir desua influência no Ocidente.

23/05 (sábado)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

25/05 (segunda-feira)

Emakimono

Emakimono é o nome dado aos desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho, que conta uma história conforme é desenrolado, sendo considerado a origem do mangá no Japão. Vamos aprender um passo-a-passo para criar o nosso emakimono.

26/05 (terça-feira)

Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast

Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon.

26/05 (terça-feira), às 16h

Conversas online com o Educativo |Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro

O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas on-line sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.

“Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto “Arqueologia do Futuro”, com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.

Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

27/05 (quarta-feira)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

28/05 (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

28/05 (quinta-feira), às 19h

Conversa sobre o livro: “Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos”

O editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, convida o público para uma conversa sobre o livro “Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos”, do autor Leonard Koren. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa. Nessa conversa baseada nolivro editado pela editora Cobogó, se abordará como esse conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers. A conversa acontece ao vivo no Instagram e Youtube da Japan House São Paulo e contará com as participações de Michiko Okano, professora da UNIFESP, e do designer Gerson de Oliveira, da ,ovo.

29/05 (sexta-feira)

Vídeo com a mixologista Suemi Uemura

Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização.

30/05 (sábado)

Hashi: curiosidades

Neste último post sobre o hashi, vamos compartilhar por meio de ilustrações mais curiosidades sobre este utensílio.

 

 

 

Continua…

Fonte: www.segs.com.br

Deixe uma resposta