MENU

KIZUNA – Show de integração

O Nipo de Campinas realizou no dia 4 de novembro, o show KIZUNA – Laços de Amizade. O show em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil contou com a participação da Associação Nipo-Brasileira da Colônia Tozan, da Associação Okinawa Kenjin de Campinas, e de todos os departamentos do Nipo. Por isso a realização deste evento reuniu muitos artistas de várias gerações, em sua maioria descendentes de japoneses.

O show contou a trajetória dos imigrantes com apresentações musicais e teatrais que emocionaram todos os presentes, pois reviveram as histórias dos antepassados que fizeram sacrifícios, lutaram com muita determinação, humildade e honestidade.

O show foi uma justa homenagem aos nossos pais e avós, que enfrentaram todas as dificuldades para aqui se estabelecerem e escreverem um capítulo na história do nosso Brasil. Parabéns a todos que participaram do evento”, disse Mario Kubota.

Akira Komiyama, presidente do Nipo de Campinas disse que “não foi medido esforços das pessoas que trabalharam para o acontecimento deste show, das entidades, dos departamentos, dos artistas, dos patrocinadores, enfim todos contribuíram e se esforçaram para que este evento acontecesse. Inclusive parabenizo a Angelaisa Toyota, a Cida Kobayashi e a todos que se empenharam para a realização desse belíssimo show. Agradeço também a todos os que vieram ao evento. Realmente fechamos com chave de ouro este 110 anos da Imigração Japonesa”.

Para Cida Kobayashi, o show “foi uma homenagem aos imigrantes japoneses, dos 110 anos de sua vinda ao Brasil. O fizemos de uma forma singela e breve, com alegria e carinho para contar a epopeia dos imigrantes”, concluiu.

Kizuna – Laços de Amizade, foi um evento lindo e muito emocionante. Retratou com riqueza de detalhes a trajetória de nossos oditians e obatians. Parabenizo a Angelaisa Toyota que juntamente com seus ‘fiéis escudeiros’, em conjunto com representantes do Nipo, Okinawa e do Tozan, com a participação e colaboração dos integrantes de todos os departamentos conseguiram levar alegria e emoção a todos que prestigiaram o evento. Evento nota mil! Com certeza deixou um gostinho de quero mais. Parabéns a todos!” Relatou Salete Honma Barreira, associada do Nipo de Campinas.

Megumi Assano também é associada do Nipo e trabalhou nos bastidores ajudando a coordenar o evento. Para ela “o show que comemorou a Imigração Japonesa, foi totalmente demais! Muita correria nos bastidores, muita emoção no palco, um público maravilhoso e muita energia boa entre todos os grupos participantes. Parabenizo a Angelaisa Toyota, a Cida Kobayashi, o Mamoru, o Celso Aoki e a todos que fizeram tudo acontecer. Foi maravilhoso! Contou Megumi.

O objetivo maior do show Kizuna era integrar as associações, os departamentos e as atividades para juntos emocionarmos o público e levar mensagens de fé, esperança, paz e acima de tudo gratidão aos nossos ancestrais que lutaram e trabalharam para nos dar uma vida digna e de respeito. Gratidão a todos que participaram, aos que patrocinaram e aos que vieram assistir ao espetáculo. Muito obrigada!” Disse a coordenadora do evento Angelaisa Toyota.

Tadayoshi Hanada, presidente de honra do Nipo disse “eu participei como ator e cantor e tudo aconteceu muito rápido, muita coisa foi no improviso, decorei duas músicas. Me esforcei para dar tudo certo. Mas o mérito é da Angelaisa Toyota, ela que idealizou e organizou tudo, inclusive a dinâmica entre as apresentações no palco. Ela se dedicou, chamou todos para os ensaios do evento que a princípio aconteceria no salão social, mas o espaço não era adequado para um evento deste porte. Decidimos de última hora realizar o evento no ginásio poliesportivo. Então foi feita a montagem do palco, da iluminação, dos equipamentos de som etc. O custo do evento aumentou muito e fomos buscar patrocinadores e tudo foi resolvido.

Estou surpreso com o que aconteceu, na verdade foi uma grata surpresa. Todos os que assistiram elogiaram. O show ficará como uma lembrança muito bonita dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Gostaria de agradecer aos presidentes Akira Komiyama (Nipo Campinas), Maurício Chibana (Okinawa) e Kazuyuki Sato (Tozan). Pela grande ajuda da Cida Kobayashi, do Celso Aoki, do Mamoru Hayashi, do Fabio Toma e de todos que colaboraram direta e indiretamente para que este evento fosse realizado, inclusive aos funcionários, aos patrocinadores e ao público que compareceu para prestigiar este maravilhoso espetáculo. Acredito que com esse evento cumprimos o dever de comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, concluiu Hanada.

Kizuna – Depois do tsunami de 2011, o povo japonês determinado que é, reconstruiu bravamente o país com laços de amor, amizade, de solidariedade que sensibilizaram outros países. No mesmo ano, o primeiro-ministro Naoto Kan agradeceu as palavras de apoio em uma carta intitulada Kizuna – Os laços da Amizade, em reconhecimento da comunidade internacional pela união do povo japonês que se reergueu diante de um evento devastador.

A palavra “Kizuna” significa amor e amizade, laços ou conexões entre as pessoas, significa uma poderosa mensagem de unidade.

 

lucianetiemi-site

(Reportagem completa – texto e fotos: Luciane Tiemi Nohama
luciane.fotos@hotmail.com   –   fonte: NipoAgora)

Autor:

Publicado em: 8 de novembro de 2018

Categoria: Associações, Cultura, Eventos, Música e Artes, Notícias, Notícias da Comunidade

Acessos: 175

Deixe uma resposta