MENU

Nagasaki relembra hoje os 73 anos do ataque nuclear na cidade

Nagasaki relembra hoje (9) os 73 anos da queda da bomba atômica na cidade com o tradicional Dia da Bomba Atômica de Nagasaki.

A celebração desse ano possui um maior valor simbólico, pois acontece em meio as discussões da assinatura de um novo Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que enfrenta muita resistência por parte das nações portadores desse tipo de armamento.

O Japão embora seja o único país do mundo a ter sofrido um ataque atômico não assinou o tratado. A posição ambígua de Tóquio chamou a atenção do mundo, pois o primeiro-ministro Shinzo Abe esteve presente na cerimônia realizada em Hiroshima dias atrás (6) e declarou que o país não faria parte do acordo.

Hoje, Abe deve comparecer na cerimônia em Nagasaki e há grandes chances de as declarações dadas em Hiroshima se repetirem em Nagasaki. Por outro lado o presidente da cidade, Tomohisa Taue, clamou por cooperação em prol da assinatura imediata do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, contrariando a posição oficial do gabinete de Abe…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Autor:

Publicado em: 9 de agosto de 2018

Categoria: Cultura

Acessos: 31

Deixe uma resposta