MENU

O concorrido “Sabores do Japão” – Rio 2018

Mesmo com forte chuva, aconteceu o Sabores do Japão na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 2018 e para a alegria dos realizadores o salão de eventos e a praça de alimentação estiveram lotados. Sob enormes tendas, os participantes saborearam takoyaki, temaki, hot filadélfia, yakisoba, karê, tempurá, okonomiyaki, inarizushi, missoshiru, yakitori, guioza, banana caramelada, doces japoneses; também linguiça no pão, salsichão, bebidas japonesas e brasileiras.

Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, recebeu cônsul-geral Yoshitaka Hoshino, vice-cônsul geral Ken Kondo, cônsul cultural Eiji Takeya, general Riyuzo Ikeda, Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, entre ilustres convidados. A anfitriã Rosa Matsuura recebeu as senhoras Madoka Hoshino, cônsul Kaori Ueno, Sanae Shikada, Miho Hikichi, que colaboraram no takoyaki (bolinhos de polvo).

Sentados à mesa, no salão principal, os apreciadores de Cultura Japonesa assistiram às apresentações do Rio Nikkei Taiko em comemoração aos 15 anos de existência, ao Grupo de iniciantes, infanto-juvenil, adultos e veteranos, que foram aplaudidos calorosamente.

Na platéia, familiares e amigos se alegraram pelo êxito dos tocadores de tambores japoneses, intensamente preparados pelos professores Mário Kimio Matsumoto, Ligia Yoshiko Hatano, Yutaka Matsudaira, Yo Matsudaira.

O Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Martins, entoou músicas japonesas. O Coral Juvenil UNIRIO encantou por sua vez sob a regência de Daniel Leon. A equipe Sumo Rio de Janeiro/instrutor Daniel de Macedo Guedes – que conta com destaque nacional como Kleidson Viana – mostrou katas e lutas. O Grupo Jovem, liderado por Marcelo Eiti Banja, diretor da Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro, fez sua atração numérica, e os vencedores ganharam prêmios da Drac, Mamy, Restaurante Matsuda, Museu Marinho. Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei e apresentador, sorteou brindes para a platéia. O karaokê animado arrematou o tradicional evento da Rio Nikkei.

Ao final de mais um Sabores do Japão, lanternas japonesas, fiações, apetrechos de cozinha, centenas de mesas e cadeiras passaram por célere e solidária arrumação para a Rio Nikkei retornar às atividades ordinárias.

15 Anos de Rio Nikkei Taiko

Apresentação do Rio Nikkei Taiko

Ilustres presenças

Coral Juvenil Unirio e Coral Rio Nikkei

Sabores do Japão

Sumô do Rio de Janeiro
Karaoke

Colaboração e dedicação

Força Jovem e solidária

Apesar da chuva, público numeroso

 


Por Teruko Okagawa Monteiro (岡川・モンテイロ・照子), direto do Rio de Janeiro
Pertence à diretoria da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, desde 1989
Diretora de divulgação do Rio Bikoo-Kai (artistas plásticos japoneses)
Criadora de documentos/monumentos, comemorativos, retratos

 

Autor:

Publicado em: 18 de outubro de 2018

Categoria: Associações, Cultura, Eventos, Notícias da Comunidade

Acessos: 203

Deixe uma resposta