MENU

Okinawanos celebram o 73° aniversário do fim da Batalha de Okinawa

Os okinawanos comemoraram no dia 23 de junho o 73° Aniversário do fim da Batalha de Okinawa, data que marca a rendição do antigo Exército Imperial Japonês para as tropas americanas em Okinawa.

O desfecho da batalha que vitimou 200 mil pessoas é conhecido pelos okinawanos como “Irei no Hi” (ou o “Dia do Memorial de Okinawa”). A data é considerada especial pelos moradores locais e comemorada todos os anos. Em 2018 as festividades começaram na noite do dia anterior (22) e prosseguiram até o dia 23, com a presença de muitas familiares das vítimas do conflito.

As festividades foram realizadas na cidade de Itoman, que foi um dos lugares mais afetados pelo conflito. Atualmente o local ostenta o Parque Memorial da Paz, semelhante ao de cidades como Hiroshima e Nagasaki. Assim como nessas outras duas cidades, a cerimônia em memória às vítimas da guerra é levada a sério pelos moradores e as rezas ocorrem durante o dia inteiro.

Durante a noite do dia 22 cerca de 400 pessoas se reuniram no parque e acenderam lâmpadas. O presidente Issei Nomura da Associação de Okinawa compareceu ao evento e disse a repórteres que “a cerimônia renova a minha vontade de refletir sobre a guerra e clamar pela paz mundial. Desejo continuar a lutar pela realização desse sonho”…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Autor:

Publicado em: 25 de junho de 2018

Categoria: Notícias

Acessos: 166

Deixe uma resposta