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Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz é destaque no Congresso Hospital Summit ANAHP na Hospitalar 2018

Dr. Fernando Pompeu, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, apresentou resultados positivos da implantação do TPS (Sistema Toyota de Produção) no PA da Instituição

Os benefícios de processos e ganhos operacionais com a implantação do TPS (Sistema Toyota de Produção) no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, foram apresentados no Congresso Hospital Summit ANAHP pelo Dr. Fernando Pompeu, coordenador do PA, durante a Hospitalar 2018, que aconteceu em 23 de maio de 2018. Com a implantação do sistema, que teve início em 2015, o HSC conseguiu agilizar em 38 minutos o atendimento aos pacientes no PA do Hospital, garantindo maior agilidade e eficiência aos serviços do setor em casos de criticidade, urgência e urgência relativa.

Para o Dr. Pompeu, participar do Congresso da ANAHP e relatar a experiência de sucesso com a implantação do Sistema Toyota de Produção (TPS) no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz foi um marco em sua gestão e um momento importante de compartilhamento e troca de informações. “Sabemos que essa é uma forma de divulgar métodos eficientes que auxiliaram nossa Instituição na busca da excelência do atendimento e que poderá ajudar outras a trilhar esse caminho. Os processos e fluxos de atendimento e tratamento nos vários setores de um hospital, muitas vezes são determinantes não só para atender bem o paciente como para salvar vidas. E cada vez mais são necessários aprimoramento e melhoria dos serviços prestados por todas as unidades de uma Instituição Hospitalar que presta serviços de manutenção da saúde”, ressaltou.

O HSC conquistou pontos de melhorias a partir da implantação do TPS, como demarcação de piso para equipamentos; identificação das áreas de espera; localização de pacientes; melhoria na comunicação visual no corredor dos consultórios; sistema de chamada de pacientes integrado ao sistema do software Tasy; chamada em todas as salas de espera, entre outras. “Além da melhoria contínua, houve a instalação de espaços determinados para os atendimentos por criticidade, urgência e urgência relativa. Todos ganharam com este processo, tanto os profissionais da saúde quanto administrativos”, complementou Dr. Pompeu.

Paulo Sérgio Ribeirogerente-geral do TPS do Grupo da Toyota, apresentou os detalhes técnicos da implantação do sistema, que deverá se estender a outras unidades do HSC ainda este ano. Em sua explanação, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com os profissionais de saúde e da área administrativa do Hospital para desenhar e implementar melhorias e um sistema que atendesse 100% às necessidades do Pronto Atendimento da Instituição.

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Publicado em: 14 de junho de 2018

Categoria: Associações

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