MENU

Sobre Nikkeyweb

De Portal a Rede

O portal Nikkeyweb é uma extensão, no âmbito virtual, das atividades promovidas pelas entidades nipo-brasileiras. Fomentar ações de integração, promover o intercâmbio cultural e desenvolver polos de notícias fazem parte de nosso rol de atividades.

Constituído por profissionais das mais diferentes áreas e contando com a colaboração dos principais líderes da comunidade nipo-brasileira em território nacional, o Nikkeyweb retrata, diariamente, os fatos mais importantes das cidades com concentração de japoneses, além de um panorama digital dos fatos mais relevantes no Japão.

Ao internauta, uma olhada rápida na nossa home já mostra os principais acontecimentos das entidades, além de poder atualizar sua agenda com os eventos da comunidade. Nos canais, há notícias para quem prefere ir direto ao assunto desejado como gastronomia, agricultura, saúde e beleza, tecnologia, etc.

Com atualizações periódicas, o Nikkeyweb torna-se, no ambiente virtual, uma referência quando o assunto são os nipo-brasileiros. Sem esquecer, contudo, das relações humanas. Nós, do portal, estamos em constante visitas às entidades para promover a integração e buscar novas parcerias. Afinal, se a informação está cada vez mais acessível, é devido às relações humanas que construímos ao longo do caminho.


Histórico – Uma retribuição à sociedade

Até agora o que já se viu em termos de internet, eram ferramentas de informática. Neste caso, a Nikkeyweb coloca a internet a serviço da comunidade. Isto porque é, de fato, um ambiente de colaboração. Ou seja, nela as pessoas são o mais importante. A tecnologia é que torna possível trocar informações, enviar e receber diversos conteúdos e gerar conhecimento entre as pessoas.

A idéia teve início com uma antiga parceira, a UPK – União Paulista de Karaokê, que desejava difundir a cultura do karaokê.  O Sr.Akio Ogawa identificou esta como uma necessidade de reunir a comunidade nikkei em torno deste e de outros temas de seu interesse. Para tanto, buscou reunir competência técnica para operacionalizar a rede eficiente.

O projeto foi, de fato, criado a partir de um caso de sucesso: em certa ocasião, houve a necessidade da elaboração de uma ferramenta que aumentasse a força na divulgação do Festival das Cerejeiras Bunkyos. Os jovens da ACEVGP – Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista mobilizaram-se e em apenas um mês o site estava no ar, utilizando o sistema Blue-Box, um sistema de Gestão de Conhecimento e gerenciamento de portais.

Com todo este potencial latente, a UCES - União Cultural e Esportiva Sudoeste e aFENIVAR - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira através da Comissão de Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa aceitaram incubar o projeto de construção da Rede Nikkeyweb, com a condição que fosse criado um organismo dedicado a gerenciá-la.

Outra característica marcante é a retribuição do conhecimento. Se a grande maioria dos nikkeis hoje possuem uma situação confortável, é devido à educação. E, nesse sentido, Nikkeyweb quer aproximar o conhecimento das pessoas, abrindo espaços para diálogos e incentivando a troca de experiências entre as comunidades. Cria-se, dessa maneira, pólos de informações que, em um futuro próximo, podem ser auto-sustentáveis e com uma possibilidade de expansão.

 

Parcerias e Relacionamento Humano

De forma dinâmica, a rede Nikkeyweb, cuja extensão é o nw nos sites relacionados, busca sempre aprimorar seu conteúdo. Para tanto, os profissionais envolvidos estão em contato com perfis que agreguem ao projeto. Parcerias constantes com entidades, iniciativa privada, poder público e personalidades são o ponto forte – e a característica principal da rede.

 

Das dezenas de sites que já estão interligados, a grande maioria possui um número extraordinário de acessos. Alguns com milhões de acessos. A receita para atingir é justamente o relacionamento humano.

Deixe uma resposta