MENU
festajapsorocaba

Sorocaba – Festa Japonesa acontece neste fim de semana no Parque Kasato Maru

por Priscila Fernandes

Acontece neste fim de semana a 9ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, na praça Kasato Maru, no bairro Campolim. O evento exalta a cultura oriental, por meio de opções gastronômicas, bazar e atrações artísticas. O coordenador do evento, Graciano Simões Oikawa, conta que a expectativa é de receber 30 mil pessoas nos dois dias de festa, que é realizada com a ajuda de 400 voluntários. Serão 25 barracas espalhadas pela praça e pelas ruas Francisco Tertuliano Lopes e Pedro de Oliveira Neto. Organizada pela União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba (UCENS), a festa deve contar com a participação de treze entidades beneficentes.

Neste ano, o destaque gastrônomico fica por conta do takoyaki (bolinho de polvo) e ebiyaki (bolinho de camarão). Entre as atrações musicais, a cantora japonesa Mariko Nakahira e as apresentações do tradicional taiko e do teatro japonês são esperadas. Academias de dança da região, dos mais variados estilos, também marcarão presença. A programação completa poderá ser conferida no Facebook da Ucens. A festa acontece das 12h às 21h no sábado (29) e das 12h às 20h no domingo (30).

Comemoração

Oikawa explica que a festa começou com a criação da Praça Kasato Maru, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. “Foi um marco para a colônia japonesa”, diz. O nome da praça remete ao primeiro navio que trouxe os imigrantes do país ao Brasil. O espaço foi criado por meio de articulações da Ucens, em parceria com empresas e com área doada pela Prefeitura de Sorocaba. Ele conta que a ideia da festa é manter a tradição, não deixando que a Kasato Maru se torne apenas uma praça…

 

Leia mais

 

Fonte: jornalcruzeiro.com.br

 

 

Autor:

Publicado em: 28 de julho de 2017

Categoria: Eventos, Música e Artes

Acessos: 80

Deixe uma resposta