MENU

Tóquio e Seul retomam este mês o diálogo sobre escravas sexuais

O Japão e a Coreia do Sul retomam este mês o diálogo para tentar ultrapassar a disputa sobre as escravas sexuais, depois do acordo histórico alcançado na semana passada ter gerado novos confrontos.

Os países vizinhos acordaram, na passada segunda-feira, um pacto que aspirava resolver “de forma definitiva e irreversível” — segundo a declaração conjunta dos ministros dos Negócios Estrangeiros — o conflito sobre as escravas sexuais recrutadas pelo exército imperial nipónico durante a sua ocupação da península coreana antes e durante a II Guerra Mundial.

No entanto, após a reunião de 28 de dezembro, os dois países voltaram a chocar devido a diferentes interpretações sobre as condições do pacto, e em concreto sobre a retirada de uma polémica estátua que representa uma das vítimas, localizada perto da embaixada nipónica em Seul.

O pacto contempla um pedido de desculpas oficial do Japão pelos acontecimentos ocorridos há mais de sete décadas e uma compensação financeira às vítimas, tal como tinha sido exigido até agora pelo Governo sul-coreano…

 

Leia mais

 

Fonte: observador.pt

Deixe uma resposta