MENU
SUNAO TSUBOI: A-Bomb survivor, standing in front of one of the few pictures taken in the first days of the bombing and in which he can recognize himself between the wounded.

Vítimas japonesas de bombas atômicas celebram o Nobel da Paz para a Ican

Sobreviventes das bombas atômicas das cidades de Hiroshima e Nagasaki, ambas no Japão, comemoraram neste sábado o Prêmio Nobel da Paz 2017 concedido à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (Ican, sigla em inglês).

As principais organizações de hibakusha, como se denomina no Japão aos sobreviventes dos dois ataques nucleares contra o país asiático em agosto de 1945, considoeraram o prêmio um reconhecimento à sua luta e exigiram a adesão do governo japonês ao Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares.

O co-presidente da organização de sobreviventes Hidankyo, Sunao Tsboi, de 92 anos, que foi vítima do ataque nuclear de Hiroshima, assegurou em um comunicado que trabalhará “enquanto viver com a ICAN e todo mundo para alcançar um mundo sem armas nucleares”.

Por sua vez, o secretário-geral desta organização, Toshiki Fujimori, disse esperar que este prêmio possa “acelerar que mais países se unam ao tratado e torná-lo mais efetivo”…

 

Leia mais

 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

 

Autor:

Publicado em: 9 de outubro de 2017

Categoria: Música e Artes

Acessos: 59

Deixe uma resposta