MENU

O cruzamento mais movimentado do Japão

Guilherme Kolling, de Tóquio

É quase meia-noite de uma segunda-feira de junho em Tóquio e o movimento parece a Esquina Democrática na época das compras de Natal. Uma multidão caminha para cá e para lá, atravessando as ruas de um dos locais mais famosos do Japão: o Cruzamento de Shibuya.

Trata-se de um encontro de cinco ruas em uma região também famosa pelas lojas de moda e de departamentos, com luminosos coloridos e piscantes, que disputam a atenção do público com mensagens em áudio em alto e bom som. O barulhão é simultâneo, fica difícil prestar atenção em apenas uma das propagandas.

Também dá para ver gente fazendo pose e tirando fotos com os telões de publicidade e a movimentação ao fundo. São turistas ocidentais, algo que, apesar de a capital japonesa ser considerada uma cidade cosmopolita, não é tão comum de ver nas ruas – pelo menos foi assim nos quatro dias em que a reportagem esteve em solo nipônico.

O grosso da turma não está ali a passeio aparentemente. São locais, caminham rápido, como quem vai a um destino definido. Em parte, isso se explica porque o ponto fica junto à estação de trem de Shibuya, por onde passam várias linhas de metrô de Tóquio – em algumas, é o ponto final ou de partida. O espaço é imenso e é fácil se perder lá dentro. Algumas entradas e saídas são por dentro uma espécie de shopping…

 

Leia mais

 

Fonte: jcrs.uol.com.br

Deixe um comentário