MENU

A mesada dos maridos está no nível mais baixo enquanto que as esposas comem os almoços mais caros

A Companhia de Seguros Meiji Yasuda Seimei divulgou no dia 18 de maio último, o resultado da pesquisa que ela faz anualmente sobre orçamento familiar, e em especial, sobre “mesadas” dos casais.

No Japão, o sistema dominante entre os casais, é a esposa receber todo o salário do marido para administrar. E é ela que “dá uma mesada” ao marido baseado num rigoroso controle do orçamento familiar. Mesada (ou “okozukai”, em japonês) é o dinheiro que ele pode gastar livremente, sem ter que prestar contas, ou colocar em risco o orçamento familiar.

A pesquisa revelou que as mesadas dos casados estão no nível mais baixo da história desde que a companhia seguradora começou a fazer este tipo de pesquisa em 2007.
A mesada média de cada membro do casal está em 25.5082 ienes, ou  4.421 ienes a menos que na pesquisa do ano anterior. Isto reflete o fato de as empresas não estarem dando aumentos salariais suficientes para cobrir o aumento do custo de vida, principalmente dos produtos necessários no dia-a-dia…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Deixe um comentário