MENU

Acostumado a terremotos, Japão muda atenção para outros desastres naturais

Os japoneses estão há muito tempo condicionados a se preparar para os terremotos, mas recentes tufões e chuvas fortes e súbitas trouxeram à tona outro tipo de desastre: inundações.
Especialistas alertam que milhares de pessoas poderiam morrer e que 5 milhões de pessoas precisariam ser evacuadas se diques de rios a leste de Tóquio cedessem após serem atingidos por fortes chuvas.
As cidades de Osaka e Nagoia (Aichi) também enfrentam riscos de inundação, dizem especialistas, em meio a um aumento de chuvas repentinas em todo o país nos últimos anos, um sintoma ligado ao aquecimento global.
“As principais áreas metropolitanas do Japão estão, de certa forma, em estado de crise nacional”, disse Toshitaka Katada, professor de engenharia de desastres da Universidade de Tóquio.
Em julho, partes do oeste do Japão foram inundadas com mais de 1.000 milímetros de chuva torrencial. A água quebrou diques e os deslizamentos de terra destruíram casas, matando mais de 200 pessoas no pior desastre climático do país em 36 anos…
Fonte: alternativa.co.jp

Deixe um comentário