MENU

Agora é Tóquio! Aos 68 anos, japonês zen usa energia carioca para ir a 2020

Fim dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e mais um ciclo de quatro anos até Tóquio 2020. Oportunidade para muitos jovens surgirem, para outros melhorarem resultados e também para um senhor de 68 anos realizar um sonho de vida dentro de casa. O japonês Toshie Oi, que em 2016 disputou o arremesso de peso classe F53, quer participar da quarta Paralimpíada de sua carreira no Japão, quando vai ter 72 anos. Calmo, tranquilo e totalmente zen, como manda a filosofia oriental, Toshie espera aproveitar um pouco da energia carioca que o contagiou durante o evento no Brasil para ter forças para realizar seu sonho.

– Os Jogos Paralímpicos em Tóquio serão muito especiais para mim. Quando eu fiquei sabendo que Tóquio ganhou a votação para ser sede em 2020, definitivamente me deu uma motivação de continuar competindo e disputar os Jogos em casa. Gostei muito de competir no Brasil. As pessoas aqui estão sempre passando energia, sorrindo, e eu também estou pegando um pouco dessa energia das pessoas aqui no Rio – afirmou.

Atleta mais velho do atletismo nos Jogos do Rio, Toshie Oi foi para a final e ficou na sétima colocação no arremesso de peso – a mais velha no geral é a australiana Libby Kosmala, do tiro esportivo, de 74 anos. O japonês conseguiu a marca de 6,48m, contra 8,44 do medalhista de ouro, o grego Che Jon Fernandes. Este ano ele não chegou perto do pódio, mas já tem no currículo duas medalhas paralímpicas, ambas no lançamento de disco. Foi prata em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008. Em Londres 2012, ficou na 10ª posição, também no disco…

 

Leia mais

 

Fonte: Globoesporte.globo.com

Deixe um comentário