MENU

Aikido de Umuarama forma mais dois praticantes com faixa preta de 1º grau

Umuarama – Descendendo da arte dos samurais, o Aikido chegou em Umuarama no ano de 2002 por meio do sensei Italo Domingos Fioravanti Júnior. Conhecida como uma arte marcial de defesa, após 14 anos de ensinamentos na Capital da Amizade, vários alguns umuaramenses já chegaram a conquistar a faixa preta, sendo que em dezembro do ano passado, mais dois praticantes chegaram ao título de Yudanshas, formados no “o caminho harmônico da energia vital”.
Conforme Italo Júnior, Morihei Ueshiba fundou o Aikido na década de 40, após treinar muitas artes marciais tradicionais do Japão. Ueshiba refinou tudo o que havia aprendido junto com um forte traço filosófico, formatando um estilo que trabalha a mente e o corpo. “Aikido tem algumas conotações, a primeira é a marcial, de luta, de defesa pessoal. Muitos alunos procuram essa defesa e o conhecimento da arte marcial. Mas não é só isso, é uma atividade física, porém diferenciada, pois não existe competição ou torneio, cada um segue seu ritmo. Tem também o aspecto da filosofia oriental, que traz disciplina, respeito à hierarquia e a tranquilidade. Por isso falamos, vamos treinar, não lutar. Um aprende com o outro respeitando o corpo do outro e aí cresce no aprendizado”, explicou.
O Aikido também incorpora técnicas do kenjutsu (técnica da espada) e do jojutsu (técnica do bastão curto) e por trabalhar com a energia do oponente e não a força, a técnica requer perseverança no seu caminho de aprendizado, entretanto é recomentada para todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. Neste sentido, ter mais dois umuaramenses, Nilson Lançoni e Vinícius de Sá Januário, no 1º grau de faixa preta é uma grande conquista para o município…

 

Leia mais

 

Fonte: ilustrado.com.br

Deixe um comentário