Akimatsuri espera 80 mil pessoas nos próximos finais de semana
Por Silvia Chimello
Cerca de 80 mil pessoas estão sendo esperadas no tradicional Festival de Outono “Akimatsuri”, que neste ano acontece nos dois primeiros finais de semana de abril (01, 02, 08 e 09), com uma programação de atrações com shows musicais, performances folclóricas da cultura japonesa, exposição de produtos agrícolas, culinária, entre outros. O tema escolhido para a 32ª edição da festa nipo-brasileira mais importante do Alto Tietê, promovida anualmente no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, foi a expressão “Kibo”, que em japonês significa “Esperança”, sentimento que os organizadores julgam necessário nesse momento de crise no País.
O Bunkyo finalizou ontem a montagem da estrutura no recinto da festival, com a colocação dos estandes e do palco, que receberá mais de 60 atrações durante os quatros dias de Akimatsuri. O evento, totalmente temático, acontece em um recinto de 240 mil metros quadrados, arborizado, dentro do Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta. No local, há portal japonês (torii), lanternas japonesas (tyotins), uma vila cultural com oficinas de shodô (escrita japonesa), origami, mangá, tanabata, soroban (calculadora japonesa) e outras atividades.
De acordo com presidente do Bunkyo, Frank Tuda, um dos principais objetivos do Akimatsuri é manter e propagar as tradições que sobrevivem há milênios. “A festa é importante para divulgar nossa cultura e repassar esses valores às futuras gerações. Temos que renovar e envolver os mais jovens para despertar neles o interesse em manter nossas tradições e a própria realização da festa. Precisam ter contato com algumas das cerimônias e hábitos japoneses. Se não fizermos isso, daqui alguns anos não haverá essa memória”, comenta…
Fonte: odiariodemogi.com.br