Akio Ogawa é escolhido pela Nissan para ser um dos condutores da Tocha Olímpica
O idealizador e administrador dos portais Nikkeypedia e Nikkeyweb foi um dos escolhidos pela empresa Nissan Brasil para carregar a Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016. O processo de seleção contou com algumas etapas, entre elas a elaboração de um texto que contasse em poucas palavras uma trajetória de atrevimento do candidato. E foi com o texto que segue, na íntegra, que Ogawa-san foi finalmente selecionado:
“Minha história de atrevimento começa no casamento com minha esposa japonesa importada Tamiko Hosokawa. Digo isso porque até esse momento, eu, que sou descendente de japoneses, e nascido no Brasil, nunca havia tido muito contato direto com a comunidade japonesa neste país. E foi justamente essa união matrimonial, que representou também minha reaproximação do Japão, de sua cultura e de seus costumes.
Apesar de ter sido criado de acordo com os costumes japoneses dentro de casa, sempre me senti muito mais brasileiro do que japonês. E influenciado por essa cultura japonesa que herdei de meus pais, sempre senti uma gratidão muito grande, uma vontade de retribuir a esse país onde nasci tudo que aqui me foi dado, tudo que aqui conquistei. Mas no início eu ainda não tinha ideia de como poderia fazer isso.
Sempre fui aluno de escolas públicas e, na faculdade, não foi diferente. Cursei Economia na Universidade de São Paulo e cheguei a ser professor assistente de economia da USP de 1964 a 1973. O sentimento de devolver a esse país tudo o que recebi só crescia ao longo dos anos.
De 2003 a 2007 fui Diretor de Comunicação e, posteriormente, Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistencial – Bunkyo. Nesse período, conheci um amigo que, juntos, elaboramos um sistema chamado Bunkyonet, que surgiu como possibilidade de aproximar as associações da comunidade japonesa. Por diversos motivos, nosso projeto não seguiu como imaginávamos. E foi então que, saindo do Bunkyo, decidi criar o Nikkeypedia, uma enciclopédia virtual onde qualquer pessoa com interesse em Japão e cultura japonesa poderia não só encontrar informações a esse respeito, como também colaborar com seus próprios dados e informações. Criamos dentro deste mesmo site um cadastro de todas as Associações nipo-brasileiras, e nos espantamos com a quantidade de associações e entidades bem organizadas e com sede própria, espalhadas por todo o país.
Mas eu ainda sentia que faltava alguma coisa nesse projeto, uma vez que o Nikkeypedia funcionava muito bem como uma enciclopédia e banco de dados sobre Japão e sobre a comunidade japonesa no Brasil, mas não funcionava como uma rede. Foi quando surgiu a ideia de criar um site que pudesse agregar todas essas associações e todas as pessoas interessadas em cultura japonesa, seja ela descendente ou não, num único espaço virtual. Dessa maneira nasceu o Nikkeyweb, que tem como principal objetivo fazer essa união dentro da comunidade nipo-brasileira, como também uma união entre o Brasil e o Japão.
Como se já não bastasse a complexidade destes meus projetos, tenho em vista e, estou pondo em prática, um projeto gerador de receita para as Associações e Entidades nipo-brasileiras, que nos últimos anos têm tido dificuldades para se manter. Dessa forma, cheguei à conclusão de que a melhor forma de retribuir tudo que recebi e conquistei neste país é encaminhando a ele tudo o que conheço e herdei de minha família japonesa. Acredito que investindo na preservação e na transmissão da cultura e dos costumes japoneses no território nacional possamos colaborar extraordinariamente para o desenvolvimento do povo brasileiro”.