Amplitude do alerta de mísseis J-ALERT causa confusão no Japão
O alerta de emergência J-ALERT, que foi emitido pelo governo em 12 províncias após o lançamento de míssil balístico da Coreia do Norte no dia 15 de setembro, foi mais informativo que os alertas anteriores, mas o seu grande alcance causou confusão.
Após o alerta, as operações de trens nas áreas norte e leste do Japão foram temporariamente suspensas e canais de televisão alteraram suas programações para as relacionadas ao lançamento do míssil, afetando as atividades diárias da população.
“Dessa vez, o alerta (sobre o percurso de voo do míssil) indicou especificamente que ele sobrevoaria a região de Hokkaido em direção ao Oceano Pacífico. Ficou claro com essa mensagem que a província de Nagano não seria afetada e, consequentemente, o alerta não causou ansiedade nesta região”, comentou um funcionário do gerenciamento de desastres do governo da província de Nagano.
Contudo, o funcionário também salienta que algumas cidades, vilas e vilarejos na província demonstraram preocupação de que a área do alerta era muito vasta, fazendo com que as pessoas e sentissem desconfortáveis. “Eles deveriam ser mais específicos sobre o percurso de tal míssil”, disse ele…
Fonte: portalmie.com