Aposentadoria no Japão pode acontecer aos 75 anos
Médicos propuseram aumentar a definição do que seria a “terceira idade” para aqueles com 75 anos ou mais. Um ativista disse ao tablóide The Guardian que o patamar de 65 anos geralmente aceito é “terrivelmente desatualizado” e precisa ser levantado para levar em conta a expectativa de vida mais longa e as atitudes sociais em mudança para o envelhecimento.
O Dr. Yasuyoshi Ouchi, ex-presidente da Japan Geriatrics Society, disse que a proposta não deveria ter cobertura política para aumentar a idade de aposentadoria. Em vez disso, as pessoas no final dos 60 devem ter maior flexibilidade para continuar trabalhando ou se voluntariando para grupos comunitários se desejarem fazê-lo.
“Aqueles que sentem que ainda são saudáveis quando atingem 60 ou 65 são obrigados a se aposentar, e isso significa que aqueles que estão acostumados a apoiar outros se tornam aqueles que precisam ser apoiados por outros”, disse Ouchi em coletiva à imprensa internacional. “Nós pensamos que esse tipo de tratamento está desatualizado”.
Sob as propostas avançadas por um comitê conjunto da Japan Gerontological Society e da Japan Geriatrics Society, as pessoas com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos seriam classificadas como pré-idosos e aqueles com mais de 75 anos estariam na idade avançada. As pessoas que passarem o 90º aniversário serão descritas como “super-antigas”…
Fonte: jrscomunicacao.com