Atletas olímpicos no Rio ficam “enclausurados” para evitar o Zika vírus
Aline Silva, atleta brasileira de luta olímpica que disputará os Jogos Olímpicos no Rio já teve dengue duas vezes e não quer facilitar para o Zika vírus.
Ela não é a única preocupada, já que muitos atletas estrangeiros comentaram que estão passando bastante repelente, estão “enclausurados” nos hotéis e evitando locais próximos de água ou praias para evitar os mosquitos.
“É muito preocupante para mim” disse Silva, que aplica repelente a cada 90 minutos quando está fora de casa. “O maior problema é durante os treinos e competições, quando não posso usá-lo (referindo-se ao repelente)”.
Já a lutadora americana Adeline Gray, favorita para medalha de ouro na categoria, levantou a questão da relação do zika vírus com a microcefalia (má formação no cérebro) em bebês: “Se tivesse planos de engravidar no próximo mês estaria muito preocupada com a doença, o que poderia mudar minha decisão de competir no Brasil. Os técnicos de Adeline a proibiram de ir nadar nas praias durante sua estadia no país.
O técnico japonês Shigeo Kinase também deu aviso similar para seus lutadores: “Estamos tentando não sair muito das dependências do hotel. Se meus atletas saem para fazer compras, eu vou com eles”…
Fonte: ipcdigital.com