Boom de granola no Japão revela benefícios da diversidade
O lanche de granola da Calbee existia há 20 anos, sem nenhuma mudança real nem na receita nem nas vendas. Até que uma executiva de marketing mudou isso ao anunciar o cereal como uma forma de economizar tempo para uma classe crescente de consumidores japoneses como ela: mães que trabalham fora.
A estratégia deu certo e as vendas dispararam, assim como o preço das ações da fabricante de lanches. O sucesso coincidiu com iniciativas do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe para aumentar a participação feminina na força de trabalho.
Mais empresas como a Calbee, cujo presidente Akira Matsumoto é um notório defensor da diversidade, estão começando a ver as mães que trabalham como um nicho lucrativo no mercado interno que, em geral, está diminuindo.
“Algumas empresas acordaram para o fato de que a grande maioria de seus clientes eram mulheres, e talvez ter mulheres envolvidas no planejamento poderia ser uma maneira de aumentar a receita”, afirmou Kathy Matsui, estrategista-chefe do Goldman Sachs Group no Japão…
Fonte: exame.abril.com.br