MENU

Brasileira conta porque quer retornar ao Japão

E-mail de Renata

A primeira fez que estive no Japão, ficamos 2 anos, eu, meu marido e um filho de 2 anos. Meu filho não se adaptou e tive que retornar com ele ao Brasil. Minha sogra ficou com meu filho para que eu e meu esposo pudéssemos trabalhar no Japão.

Essa foi uma das piores fases da minha vida. Mas foi justamente isso que nos deu forças para alcançar o nosso objetivo. A vida no Japão era dura, trabalhávamos na Suzuki em Sagara, na linha de montagem.

Retornamos ao Brasil e ficamos 1 ano, compramos casa, tentamos um negócio próprio, mas não deu certo, por isso  retornamos mais uma vez ao Japão. Desta vez,o meu filho já estava com 5 para 6 anos, então a adaptação foi mais fácil.

Ficamos 4 anos, já tínhamos uma certa estabilidade, conseguimos apartamento do estado (aluguel mais barato). Mas dessa vez não conseguimos guardar dinheiro. Foi quando descobri que estava grávida, fiquei sem chão, não estava nos nossos planos, então decidimos retornar ao Brasil, em 2008, pouco antes da crise.

Hoje queremos retornar ao Japão, por vários motivos. Acredito que lá daremos uma vida melhor aos nossos filhos (minha filha tem 9 anos, e está no quarto ano do ensino fundamental e ainda não sabe ler e nem escrever). O meu filho, pelo segundo ano está fazendo cursinho para o vestibular, para uma faculdade pública…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Deixe um comentário