MENU

Brasileiro comanda o Império do Samba japonês

Fundado em um domingo de carnaval, o GRES Império do Samba é uma das agremiações da Liga S2, o Grupo de Acesso do Carnaval de Asakusa, maior desfile de escolas de samba fora do Brasil, que acontece desde 1980, em Tóquio. O fundador da agremiação é o brasileiro Damião Gomes, que vive há mais de 30 anos no Japão. Ele é músico reconhecido e respeitado no arquipélago, tendo participado dos primeiros desfiles de Asakusa.

Segundo Damião, a escola foi fundada em um extinto restaurante na capital japonesa. “O nome Império do Samba foi escolhido no sentido de fortalecer e evoluir com total fidedignidade, o Império da Cultura Brasileira no Japão”, explica o sambista. Apesar de se declarar portelense, ele mesmo resolveu adotar as cores verde e branca para a agremiação, com uma águia imperial como símbolo.

Desde a fundação, o Império do Samba já se sagrou uma vez campeão da Liga S2, tendo sido vice-campeão em outros anos. No entanto, mesmo com a vitória em 2004, a diretoria resolveu não subir para a Liga S1. Dentre os desfiles em que o Império não foi bem, o presidente e fundador destaca o do ano passado. Contudo, evitou comentar os motivos…

 

Leia mais

 

Fonte: sidneyrezende.com

Deixe um comentário