MENU

Brasileiro faz história ao atingir o 3º posto mais alto do sumô no Japão

Depois de se tornar o primeiro lutador latino-americano da história do sumô a atingir o “Sanyaku”, quadro de lutadores graduados em postos do alto escalão da primeira divisão do sumô no Japão (Makuushi), o brasileiro Ricardo Sugan, que atende como Kaisei nesse esporte, fez história ao ser promovido à Sekiwake pela Associação Japonesa do Sumô (Nihon Sumo Kyokai). Isso significa que o lutador do Brasil atingiu o terceiro posto mais elevado da seleta Makuushi, abaixo apenas dos Ozekis e Yokuzonas.

De acordo com a nova lista “Banzuke” (ranking), que foi divulgada no início da semana, Kaisei irá figurar como “Sekiwake do Leste” na edição 2016 do Grande Torneio de Sumô de Nagoya (Nagoya Basho), que começa em 10 de julho e termina no dia 24 do mesmo mês na arena do Aichi Prefectural Gymnasium, em Nagoya, capital da província de Aichi, na região central do Japão.

O ranking Sanyaku tem como base quatro graduações, que são Komusubi, Sekiwake, Ozeki e o seletíssimo posto de Yokozuna. Os demais lutadores na divisão Makuuchi são classificados em uma espécie de ranking, denominado Maegashira, que compreende cerca de 30 lutadores ocupando postos a partir da 16ª a 1ª posição. A quantidade de maegashira em um torneio, no entanto, depende do número de lutadores graduados no Sanyaku…

 

Leia mais

 

Fonte: mundo-nipo.com

Deixe um comentário