Brasileiro vence concurso de fotografia da ONU no Japão sobre desenvolvimento sustentável
Uma coletora de lixo da cidade de Assis, no interior de São Paulo, protagonizou a foto vencedora de um concurso universitário mundial de fotografia promovido pelas Nações Unidas no Japão.
O clique é do brasileiro Luis Gustavo Cavalheiro, de 21 anos, anunciado nesta terça-feira (24) como o primeiro colocado do Concurso de Fotografia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2017, lançado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Japão (UNIC Tóquio) e pela Universidade de Sophia. A foto disputou com outras 1 mil imagens de 73 países.
Estudante de História, Cavalheiro é de Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo, e se interessou por fotografia há cinco anos, quando começou a aprender técnicas assistindo a vídeos na Internet, antes mesmo de ter uma câmera. Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), ele contou que, com a ajuda da irmã, conseguiu comprar uma máquina fotográfica e passou a trabalhar como “freelancer”.
A foto premiada, intitulada “Mulher de COOCASSIS”, retrata uma das trabalhadoras da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis (COOCASSIS), iniciativa autogerida cujo propósito é incluir catadores e outros trabalhadores desempregados e que recebe assessoria de professores e estagiários da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
A fotografia faz parte de uma exposição organizada pela iniciativa da qual Cavalheiro faz parte, a Contemporânea — Empresa Júnior de História. Sem fins lucrativos e administrada por estudantes, a empresa busca quebrar barreiras entre a universidade e as comunidades locais…
Fonte: nacoesunidas.org