Home » Música, Artes e Entretenimento » Capim dourado rompe fronteiras e conquista público japônes
Localizada em um dos bairros mais descolados de Tóquio, o Aoyama, próximo à Embaixada do Brasil, encontra-se um ateliê de biojóias que oferece aos seus clientes peças do mais autêntico artesanato tocantinense, o capim dourado. Trata-se da Coloridas Deco, que tem à sua frente a artesã Yasuko Yamamoto, que assim que soube da presença da delegação tocantinense em seminário na sede da Embaixada, foi ao encontro do grupo para conhecer as autoridades e falar sobre o seu trabalho de divulgação do Tocantins.
Yasuko conversou longamente com a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, a quem contou que trabalhou por um longo período com o mercado de importação e exportação entre o Brasil e o Japão e empresa de turismo que operava entre os dois países, e que, quando saiu da atividade decidiu montar um negócio envolvendo artesanato brasileiro. O Coloridas oferece também peças como a renda Renascense, bordados de Minas e outros.
A artesã tem apreço especial pelo capim dourado, disse ela à Dulce Miranda, tanto que já participou duas vezes da festa da colheita do capim dourado. Ela disse que trabalha com artesãos de Mateiros e São Félix do Tocantins, a quem envia desenhos das peças e as recebe confeccionadas, já que a matéria-prima não pode sair em estado natural do Tocantins. Ela divulga suas peça em eventos como feiras de artesanato e produtos étnicos e galerias de arte…
Fonte: ogirassol.com.br