MENU

Carinhosa Recepção à Princesa Mako no Rio de Janeiro

Em 18 de julho de 2018 sua alteza imperial princesa Mako de Akishino chegou à cidade do Rio de Janeiro, a primeira das 14 em 5 estados: durante duas semanas participará das comemorações aos 110 Anos de imigração japonesa no Brasil. Após visitar o Cristo Redentor no Morro do Corcovado, a comitiva do Japão foi recebida por Takashi Mori, presidente interino da Renmei, e senhora Rioco Mori na Associação Nikkei do Rio de Janeiro; a Princesa Mako foi contemplada com buquê de flores pela menina Lara, junto à irmã Nicole Masuda Yugue e, ao entrar no salão da Recepção de Boas Vindas, foi saudada calorosamente pela comunidade do Estado do RJ.

Anunciado pelo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, Takashi Mori proferiu Boas Vindas à primeira neta do imperador Akihito. A princesa Mako aplaudiu “Eisa”, dança tradicional de Okinawa, apresentada por alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro. Por sua vez agradeceu o suado trabalho dos imigrantes e descendentes, reconhecendo serem pontes de amizade entre Japão e o Brasil.

Finda a etapa pública com saída da imprensa, a nobre visitante deslocou-se às mesas dos convidados, e conquistou os corações com gentis palavras e apertando a mão de cada um. Com a Princesa Mako ao centro, ladeada a partir da direita pelo cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, embaixador do Japão Akira Yamada, presidente Takashi Mori/Renmei e presidente Minoru Matsuura/Comissão 110 IMIN Rio (sentados), e em pé na parte posterior grupo de 20 pessoas, foram feitas fotos oficiais por Teruko Okagawa Monteiro. Os registros lembrarão o inesquecível encontro com a meiga e gentil princesa imperial.

Passados os anos e já, em altas funções, as crianças e jovens que dançaram e tocaram tambores japoneses, com certeza lembrarão que cargos de respeitável superioridade não excluem bondade e gentileza no trato. Que a incansável e linda Princesa Mako leve ao Japão lembranças muito agradáveis da sua maratona pelas cidades visitadas; e seja imensamente feliz na Arte e na Vida.

Princesa Mako agradece às flores

Recebida por Takashi Mori e senhora

Boas vindas pelo presidente da Renmei

Saudada por Takashi Mori

Apresentação de Eisa

Dança tradicional de Okinawa

Ouvindo a meiga princesa Mako

Agradecimento de Sua Alteza Imperial

Simpatia e carinho a todos

 


Por Teruko Okagawa Monteiro (岡川・モンテイロ・照子), direto do Rio de Janeiro
Desde 1989 na diretoria da Associação Nikkei do Rio de Janeiro
Diretora de divulgação do Rio Bikoo-Kai (artistas plásticos japoneses)
Criadora de documentos/monumentos, comemorativos, retratos
(fotógrafa oficial da recepção à Princesa Mako, no Rio de Janeiro)
monteruko@gmail.com

 

Deixe um comentário