Carnaval Japão: grupo japonês mistura samba com metais
Muito ritmo brasileiro, metais e coreografias, misturado à composições cantadas em japonês. É assim que a banda Mocidade Vagabunda leva o samba para seu público japonês, a maioria jovens que vivem na região em torno de Tokyo e que curtem uma batucada ou um som diferente. A paixão pelo Brasil e pela cultura verde-amarela há muito tempo atrai japoneses de todas as idades. O sucesso da Mocidade Vagabunda é uma prova de que o samba associado a outros ritmos também é uma forma de divulgar o jeito brasileiro de se divertir.
O grupo foi fundado em 2007, na cidade portuária de Yokohama, capital do Estado de Kanagawa. No município vivem muitos brasileiros e é a segunda maior metrópole do Japão, perdendo em população e riqueza apenas para a capital Tokyo.
A ideia de fundar a banda partiu do presidente Tomohiro Yasuda, chamado pelos componentes de Ani Presidente. Ele e dois amigos – Hirofumi Kamata, o Cámaci, e Yasushi Soejima, o Soeji da Cozinha – foram convidados por um amigo para participar de uma festa de DJs. Chegaram ao local com um grupo de samba e surpreenderam. “Aqui no Japão o samba é visto como uma música alegre. Mas queríamos mostrar que samba não é só isso, que também tem um lado cool”, explica Junichi Takahashi, um dos membros da banda formado em língua portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tokyo…
Fonte: sidneyrezende.com