Carvão será o tema principal do primeiro dia da comitiva no Japão
A missão gaúcha que chegou ao Japão nesse domingo tem sua primeira agenda na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil). A pauta será o carvão mineral. A comitiva do Rio Grande do Sul visitará a Usina de Hitachinaka, a cerca de duas horas de Tóquio. As conversas girarão em torno da solução para um potencial investimento de US$ 2 bilhões.
Na usina japonesa, é utilizada a tecnologia Ultra Super Crítica que prevê aplicação de altas temperaturas e pressão para aumentar a eficiência e diminuir a emissão de gás carbônico de térmicas a carvão. O carvão extraído da região do Baixo Jacuí tem condições de suportar essa tecnologia, logo, a região tem condições de sediar uma sina de alta eficiência.
Agora serão discutidos detalhes técnicos e burocráticos e aprofundar uma relação iniciada em 2015, quando empresários japoneses estiveram em Porto Alegre. Caso saia do papel, o investimento será na casa dos US$ 2 bilhões, além da geração de milhares de empregos, conforme estimativa do governo…
Fonte: correiodopovo.com.br