MENU

CE debaterá abandono educacional de crianças brasileiras no Japão

A situação da educação de filhos de brasileiros que vivem com seus pais no Japão será tema de audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O requerimento, aprovado nesta terça-feira (2), foi proposto pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Na estimativa do autor, entre 300 mil e 500 mil crianças e adolescentes radicados naquele país enfrentam enormes dificuldades para acompanhar as escolas japonesas, ficando numa condição de abandono em termos educacionais.

Mesmo os que são matriculadas em escolas brasileiras lá existentes — parte delas patrocinadas por japoneses de origem brasileira e outras que são particulares —não se encontram em melhor situação, de acordo com Cristovam. Ele disse que já visitou algumas dessas escolas e constatou que são muito frágeis, não ofertando educação em padrão aceitável de qualidade.

— As crianças, portanto, terminam abandonando as escolas. Não são brasileiras nem japonesas, e quando seus pais decidem voltar ao Brasil, elas retornam ao seu país absolutamente desadaptadas — constatou…

 

Leia mais

 

Fonte: senado.leg.br

Deixe um comentário