MENU

Chefe do gabinete do governo japonês sinaliza mudanças nas leis a fim de receber mão-de-obra estrangeira qualificada

Em meio a crescente falta de mão-de-obra o governo japonês estuda medidas para receber nos próximos anos trabalhadores estrangeiros altamente qualificados.

O chefe do gabinete do governo Yoshihide Suga disse a repórteres no último dia 30 que o governo pretende criar leis e mecanismos que permitam a entrada no país de mão-de-obra estrangeira altamente qualificada. Suga disse que a medida a ser estudada não envolve as leis que regulam a entrada de trabalhadores braçais para ocupar cargos em fábricas, mas sim de técnicos e especialistas em determinadas áreas do conhecimento.

Uma das ideias do governo é o de melhorar o atual Programa de Treinamento Técnico, que tem sido alvo de constantes críticas por colocar estudantes estrangeiros para trabalhar a salários irrisórios em fábricas, lojas e outros empregos de pouca procura. Os planos do governo envolvem melhorar as condições do programa e permitir uma renovação do visto em até 5 anos após o término do treinamento. Outra ideia é o de criar novas modalidades de vistos, como, por exemplo, o que ocorreu no caso de concessão de vistos para os yonseis.

De acordo com Suga, a decisão de discutir medidas para receber mão-de-obra estrangeira qualificada partiu do primeiro-ministro Shinzo Abe, que pediu mudanças no atual sistema de contratação e absorção de trabalhadores estrangeiros em áreas altamente técnicas e específicas da economia…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Deixe um comentário