Com boas críticas no Japão, filme de Naomi Kawase está na mostra de SP
Uma das ‘darlings’ do circuito de festivais de cinema, Naomi Kawase é a única mulher entre os diretores japoneses da atualidade com projeção mundial. Só em Cannes a cineasta de 48 anos já apresentou sete de seus filmes, incluindo seu último trabalho, “Esplendor”, uma das atrações de hoje na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O drama que une duas almas solitárias, um fotógrafo cego e uma escritora responsável pela narração de filmes para deficientes visuais, marca a reconciliação de Naomi com o Japão. A diretora é uma espécie de madrinha da Japan Now, uma das mostras da 30ª edição do Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF-JP), que segue até sexta-feira, dia 3, em Roppongi Hills.
“Esplendor” teve uma das sessões mais concorridas na programação do festival, onde Naomi também conduziu uma masterclass – como é chamada, em inglês, a aula ministrada por um especialista (uma prática cada vez mais comum nos festivais de cinema). Essa é a primeira vez em que o TIFF-JP estende o seu tapete vermelho para a diretora nascida em Nara, a primeira Capital do Japão…
Leia mais
Fonte: valor.com.br