MENU

Constituição pacifista do Japão está sob pressão

A Constituição pacifista do Japão não é modificada há 70 anos. Os nacionalistas, a favor da mudança e liderados pelo chefe de Estado, se preparam para uma nova ofensiva aproveitando as crescentes ameaças da Coreia do Norte.

Esta Carta fundamental, ditada pela ocupação americana após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial e que entrou em vigor no dia 3 de maio de 1947, é considerada pelos nacionalistas como uma humilhação.

“Chegou a hora”, declarou na segunda-feira diante de mil pessoas o primeiro-ministro, Shinzo Abe, durante um discurso dirigido aos partidários da reforma. “Ao longo deste ano vamos dar um passo histórico em nosso grande objetivo da revisão constitucional”, afirmou.

Os seguidores da mudança têm neste momento sua “melhor oportunidade” para atingir seus objetivos, afirmou Kenneth Ruoff, professor de história do Japão na Universidade de Portland, nos Estados Unidos. Os partidos favoráveis à modificação estão em situação de constituir a maioria de dois terços nas duas câmaras, necessária para realizar as modificações…

 

Leia mais

 

Fonte: em.com.br

Deixe um comentário