MENU

Crianças aprendem cultura japonesa na Ucens

Diz a lenda que se uma pessoa fizer mil tsurus usando a técnica do origami — um tipo de dobradura — com o pensamento voltado para um desejo, ele pode se realizar. O tsuru é uma ave considerada sagrada e simboliza saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Essa é uma das crenças da cultura japonesa, cujo conhecimento tem sido compartilhado com os outros povos ao longo do tempo.
Com eles aprendemos a gostar de comer peixe cru, entre outras especiarias. Aliás, a comida japonesa é muito curtida por aqui. Basta observar a grande quantidade de restaurantes japoneses na cidade. Também viraram febre o Pokémon, os animes (desenhos animados) e os mangás (histórias em quadrinhos), isso sem falar dos karaokês. Muita coisa bacana, né? O Cruzeirinho de hoje mostra entrevista com crianças que quiseram aprender mais sobre essa cultura e dizem que estão adorando. Confira:

Aprender brincando

Kenzo Daniel Shoher, 9 anos, explica que nas aulas de cultura japonesa os participantes aprendem a fazer origami, a desenhar as letras — as letras do Japão são cheias de detalhes e parecem arte –, tem também aula de culinária, de história e ainda aprendem brincadeiras japonesas! Kenzo conta que frequenta os cursos há mais de três anos e o que mais curte é saber sobre a história do Japão. “Eu gosto de aprender sobre o passado”, diz.

E por falar em passado, em Sorocaba, o Parque Kasato Maru, situado no Campolim, é uma homenagem aos japoneses que vivem aqui. Sabe por que ele tem esse nome? Kasato Maru foi o navio que transportou o primeiro grupo de imigrantes, há muito tempo, em 1908, por meio de um acordo estabelecido entre o Brasil e o Japão. Foi a chegada desse grupo que incentivou outros japoneses a escolherem o Brasil para viver…

 

Leia mais

 

Fonte: jornalcruzeiro.com.br

Deixe um comentário