‘Disfarce’ de Japonês da Federal na Lava Jato viraliza entre policiais
Preservar a identidade de agentes da Polícia Federal (PF) pode ser uma importante ferramenta para o sucesso das operações, evitando que uma busca e apreensão seja revelada antes da hora prevista. Para Newton Ishii, o “Japonês da Federal”, isso já não é mais possível. O rosto de Ishii ficou famoso e isso virou motivo de brincadeira entre os próprios agentes da PF, que comparam o colega paranaense ao Clark Kent.
Ishii conduziu, na semana passada (18), o ex-deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) no cumprimento do mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, nas fases 43 e 44 da Lava Jato. O agente cobria quase a totalidade do rosto com uma balaclava e óculos de sol e mesmo assim era impossível não reconhecê-lo.
Com a divulgação das primeiras fotos, circularam entre agentes e funcionários da PF piadas sobre a razão de Ishii não poder mais ser escalado para certas missões: ficou conhecido demais e nem em disfarce consegue ficar irreconhecível. Uma foto com agentes da PF usando máscaras do Japonês da Federal circulou em grupos de WhatsApp. A mensagem: É mais fácil estar disfarçado com a cara limpa do Japonês do que com disfarce dos agentes…
Fonte: gazetadopovo.com.br