Estudante da EESC-USP lança projeto em plataforma de crowdfunding para financiar sua pesquisa de campo em Boston
Um grupo de pesquisa da EESC – USP estuda a aplicação de técnicas de melhoria de qualidade em hospitais, chamadas Lean Healthcare e Six Sigma.
A motivação da pesquisa consiste no fato de que muitas carências do sistema de saúde brasileiro são associadas ao financiamento insuficiente do setor de saúde, mas elas também ocorrem devido a deficiências de gestão. Portanto, a melhor solução nem sempre é aumentar o repasse, mas sim melhorar ou alterar a maneira como ele é gerido.
Desde o surgimento do grupo, em 2015, estuda-se os desafios do setor de saúde e como ele se posiciona estrategicamente para reduzir seus custos. Uma das conclusões do grupo consiste no fato de que aplicações das ferramentas de melhoria contínua Lean e Six Sigma não são comuns no Brasil. Por isso, eles gostariam de entender porque isso ocorre e desvendar maneiras de tornar estes métodos de gestão mais comuns e acessíveis.
Em 2018, iniciou-se um projeto próprio de implementação de Lean e Seis Sigma num hospital da nossa região com o objetivo de criar um modelo que facilite futuras aplicações em hospitais que também queiram alcançar melhorias. E também, através de uma parceria de convênio acadêmico de cooperação internacional entre a USP e a Universidade de Bentley, o grupo de pesquisa conseguiu a oportunidade de realizar um período de intercâmbio em Boston.
Boston, capital do estado americano de Massachusetts, concentra alguns dos melhores hospitais dos EUA e do mundo. Ela é referência em pesquisas acerca do Lean healthcare, do Six Sigma e de técnicas ainda melhores e mais sofisticadas. Assim, a pesquisadora Raquel Yoshida, pretende realizar estudos de caso em um ou mais hospitais de Boston em Julho de 2018 com o intuito de trazer contribuições ao sistema de saúde brasileiro que, como todos sabem, enfrenta suas dificuldades diariamente.